MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRANSPORTE COLETIVO DE SÃO PAULO

16/5/2017

 

Programa da Metra Transportes ensina hábitos alimentares saudáveis e garante mais qualidade de vida. Motoristas são o principal foco.
 
Perder 12,650 kg e 13,5 centímetros de circunferência na cintura em apenas dois meses, mesmo trabalhando sentado o dia todo e sem horário regrado para se alimentar. Esta foi a conquista do motorista Ataídes Antunes Abrantes, de 48 anos, da Metra Transportes. Em março, ele começou a participar da 4ª edição do ‘Medida Metra’, programa cujo objetivo é ensinar, de maneira interativa e descontraída, hábitos alimentares saudáveis e de exercícios físicos aos colaboradores da concessionária do Corredor Metropolitano ABD.

 

“O que Ataídes e outros 32 colaboradores, em sua grande maioria motoristas, conseguiram não é tarefa fácil”, explica Maria Beatriz Setti Braga, diretora da Metra Transportes. “Pensamos em uma forma de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos motoristas, pois sua atividade profissional requer que ele trabalhe sentado quase o tempo inteiro. Dessa forma, decidimos, em 2013, lançar o programa ‘Medida Metra’, que se tornou sucesso e teve adesão de pessoas de diversas áreas da empresa”. 

 

Segundo Cristina Hernandez, gerente de Gestão e Pessoas da Metra Transportes, a ideia do programa é promover o bem-estar, a qualidade de vida e a elevação da autoestima. “Tudo de maneira interativa e descontraída, pois é preciso dedicar-se muito em seu projeto e eles passam a maior parte do tempo sentados, sob o estresse do trânsito paulistano e não têm rotina de horário que favoreça a prática de atividades físicas e nem uma alimentação saudável”, enfatiza Cristina.

 

O programa ‘Medida Metra’ é direcionado para que as pessoas mudem seus hábitos em busca de uma vida mais saudável e de qualidade. “Nos inspiramos no quadro Medida Certa, do programa Fantástico, da TV Globo - que na edição promoveu uma competição entre os cantores César Menotti, Gaby Amarantos e Preta Gil e o humorista Fábio Porchat – para motivar muitos anônimos a também entrar na linha”, enfatiza Cristina.

 

Projeto do programa de Qualidade de Vida da empresa, o ‘Medida Metra’ tem duração de dois a três meses, tempo em que são disponibilizados para os participantes uma equipe multifuncional com nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, educadores físicos e uma academia completa. Para se chegar ao vencedor, não é só peso que é levado em consideração. “É o conjunto da redução de peso e índice de gordura corporal. A regra para participar do programa é ter a obrigatoriedade de submeter-se à pesagem semanal, fazer as medições corporais e de participar dos eventos e atividades físicas que a empresa promove”, explica.

 

“O sucesso do programa é a forma de cada funcionário incentivar o outro e, principalmente, ver que é possível. Em nossas entrevistas soubemos que muitas pessoas falam que não conseguem perder peso sozinhas e que precisam de remédio ou medicação. Quando na verdade, é a mudança e incorporação de hábito saudáveis, introdução de atividades físicas regulares e também a eliminação de alguns alimentos que não fazem bem para a saúde”, revela Cristina Hernandez. 

 

Medida Metra, uma nova pessoa

 

A quarta edição do projeto ‘Medida Metra’ contou com 42 participantes que aceitaram o desafio de receber dicas e lições sobre reeducação alimentar e exercícios no prazo de 60 dias.  A iniciativa propõe emagrecimento e a redução de medidas e peso, com qualidade de vida, bem-estar e elevação da autoestima. Esse ano se inscreveram 26 mulheres e 16 homens.

 

Para a fase final foram classificados 33 colaboradores que, após dois meses, alcançaram a redução total de 75 kg, 144,5 cm de medida na cintura, 187 cm de abdome e 113,5 cm de quadril. “Mais importante foi a conquista pessoal de perder peso com saúde, qualidade de vida e a consciência de que, com força de vontade e o apoio de amigos e companheiros de trabalho, é possível e mais fácil atingir os objetivos desejados”, salienta Ataídes Antunes Abrantes, o vencedor da 4ª edição do Medida Metra.

 

Resultado final do Medida Metra

 

1° lugar: Ataídes Antunes Abrantes, motorista, variação de peso corporal (de 78,150 kg para 65,500 kg); de cintura (de 100 cm para 86,5 cm); de circunferência abdominal (de 108 cm para 96 cm); de quadril (de 105 cm para 94,5 cm), e de gordura abdominal (de 36,9% para 30,9%);

 

2° lugar: Thiago Moura, manobrista noturno, variação de peso corporal (de 99,900 kg para 87,250 kg); de cintura (de 103 cm para 93 cm); de circunferência abdominal (de 107,5 cm para 97 cm); de quadril (112 cm para 102 cm), e de gordura abdominal (27% para 23,1%);

 

3° lugar: Valdeci Moreira de Abreu, motorista, variação de peso corporal (de 86,5 kg para 80,5 kg); de cintura (de 93 cm para 83,5 cm); de circunferência abdominal (de 93 cm para 83,5 cm), de quadril (de 96,5 cm para 90,5 cm), e de gordura abdominal (de 21,8% para 19,6%).

 


 

Please reload

Posts Em Destaque

CIDADE DE BAURU JÁ TEM DOIS ÔNIBUS 100% ELÉTRICOS MARCOPOLO TORINO LOW ENTRY EM OPERAÇÃO

November 26, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo