ELETRA APRESENTA NO SALÃO LATINO AMERICANO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NOVA VERSÃO DO DUAL BUS, ONIBUS ELÉ
Veículo tem 13,2 metros de comprimento e pode rodar como elétrico híbrido ou elétrico puro
A Eletra, pioneira na fabricação de veículos elétricos no Brasil, participa da 13ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) e apresenta uma nova versão do Dual Bus, ônibus elétrico de conceito inédito desenvolvido pioneiramente no Brasil.
O Eletra Dual Bus é um novo conceito de ônibus elétrico. O veículo possui um sistema padronizado de tração, que pode ser alimentado por várias fontes de energia. “Nosso objetivo é mostrar ao mercado um modelo inovador. Diferentemente do modelo articulado, já apresentado, com a opção de elétrico híbrido e trólebus, tem dimensões menores, com 13,20 metros de comprimento, e pode circular como elétrico híbrido ou elétrico puro”, explica Iêda Alves Oliveira, da Eletra.
O novo Dual Bus é extremamente versátil, capaz de atender a todas as necessidades dos operadores dos serviços de transportes, com o mesmo desempenho em qualquer versão. Incorpora uma série de novidades tecnológicas que asseguram essa versatilidade, todas desenvolvidas pelos técnicos e engenheiros da Eletra. A novidade é que dispõe de duas tecnologias no mesmo ônibus e com o mesmo desempenho operacional: como elétrico híbrido e deslocamento só com baterias por 20 quilômetros.
“A possibilidade de o mesmo ônibus operar como elétrico híbrido ou elétrico puro agrega vários benefícios para a operação, pois com a mesma frota é possível atender vários sistemas. Além disso, a matriz energética pode ser modificada de acordo com a evolução da tecnologia de geração e armazenamento ou mesmo dos custos envolvidos. Por exemplo, uma frota de híbridos pode se transformar em trólebus ou elétrico puro e vice-versa, ou seja, um ônibus elétrico desenvolvido pela Eletra pode operar com duas fontes distintas de energia ou trocar estas fontes de acordo com as demandas exigidas para o sistema de transporte. Esta flexibilidade permite que o Gestor Público tenha mais segurança na especificação das frotas com menor emissão, já que a tecnologia pode evoluir no mesmo ônibus”, revela Iêda.
O Dual Bus é tracionado apenas pelo motor elétrico e a energia para mover esse motor vem de um banco de baterias e de um motor gerador. Esse modelo de veículo elétrico híbrido funciona com as duas fontes de energia (motor gerador e baterias) operando simultaneamente. Como o motor gerador só é usado para produção de energia (e não para tracionar o ônibus), ele é menor que um motor convencional a diesel e está em regime estacionário. O resultado é uma diminuição de emissão de poluentes, que chega a 95% de material particulado em comparação com um ônibus a diesel comum.
O modelo híbrido traz ainda a vantagem de reduzir significativamente a emissão de poluentes e pode chegar a zero na operação com o motor-gerador desligado. O consumo de combustível na versão hibrida tem redução de 28%. E como elétrico puro, além de emissão ZERO, consome 33% menos energia, pela eficiência na frenagem regenerativa.
Outro ponto de destaque do novo modelo é que ele não demanda investimentos em infraestrutura de recarga para as baterias, pois quando está operando como híbrido ou elétrico as baterias também são recarregadas nas frenagens por meio de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para sistema de recuperação de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.
O Dual Bus tem capacidade de transportar 82 passageiros, sendo 27 sentados, 54 em pé e um cadeirante, e motor elétrico desenvolvido pela WEG. O gerador, por sua vez, é formado por um motor veicular movido a diesel OM 924 Série A Euro V desenvolvido pela Mercedes-Benz, especialmente para o projeto, e um gerador também feito pela WEG.
O veículo é movido por um avançado conjunto de 193 baterias de lítio, ligadas em série, instaladas em quatro compartimentos sobre a capota. Na versão Elétrico Puro, essas baterias permitem uma tração silenciosa, macia e potente. O Dual Bus desliza suavemente sobre a pista, sem descarregar qualquer tipo de material poluente na atmosfera
Dia da Mobilidade Elétrica
O Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias é uma realização da MES Eventos, em parceria com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O objetivo é reunir empresas, membros do governo, consultores, acadêmicos e público em geral para debater e construir novos caminhos para o futuro da mobilidade urbana sustentável. O evento possibilita, além da realização do networking com tomadores de decisão, conhecer as principais novidades do segmento, que estarão expostas na feira. Para o aprofundamento de temas relevantes aos avanços à implantação dos veículos elétricos no País, o visitante conta ainda com um congresso, com foco na expansão do conhecimento e dos debates acerca do tema.
Sobre a Eletra
Criada em 1988, a Eletra lançou, em 1999, o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 400 ônibus com tração elétrica em operação na grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia. Somente na cidade de São Paulo foram fornecidos 220 ônibus elétricos nos últimos quatro anos.
A Eletra fabrica veículos com as seguintes tecnologias: Trólebus (rede aérea); Híbrido (grupo motor gerador + baterias); Elétrico puro (baterias); DualBus – Híbrido e Trólebus, e DualBus – Híbrido e Elétrico Puro.
Crédito da imagem: Luiz Molledo