SAINT-GOBAIN SEKURIT MOSTRA NA SAE 2012 AS AVANÇADAS TECNOLOGIAS DO VIDRO AUTOMOTIVO

28/9/2012

 

Tecnologia avançada do vidro automotivo é o tema da Saint-Gobain Sekurit na SAE Brasil 2012 – 21º. Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, que será realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Os pioneiros para-brisas acústico e antiembaçante, os vidros laterais laminados e os vidros Vênus Verde são os produtos que serão expostos no estande da empresa. Já em aplicação por diferentes marcas, esses vidros elevam o padrão de qualidade e o conforto dos automóveis produzidos na região do Mercosul e ampliam o nível de proteção e segurança para os usuários.

Para-brisa antiembaçante

O para-brisa antiembaçante foi desenvolvido para proporcionar visibilidade integral aos ocupantes de veículos em dias de chuva ou de baixa temperatura ambiente. É produzido com duas lâminas de vidro e uma resistência elétrica de tungstênio com filamentos imperceptíveis a olho nu, propiciando elevado padrão de conforto e de segurança para os ocupantes do veículo.

Desenvolvido no laboratório da Saint-Gobain Sekurit, o para-brisa antiembaçante é aplicado, atualmente, como equipamento opcional, em automóveis Fiat, especialmente em modelos básicos, desprovidos de sistema de ar-condicionado, e em ônibus rodoviários Marcopolo Paradiso Geração 7. Além desses modelos, o para-brisa antiembaçante também foi desenvolvido para caminhões, com produção na fábrica principal da empresa, em Mauá, região do Grande ABC paulista.

Para-brisa acústico

Equipamento de série dos automóveis Citroën C3 Picasso e Aircross e também no Peugeot 308 e 408, o para-brisa acústico reduz entre 5 e 8 decibéis o nível de ruído do compartimento interno dos veículos. 

Produzido com duas lâminas de vidro e camada intermediária de PVB (polivil butirol), com propriedades acústicas, neutraliza a transmissão para o interior do veículo dos ruídos de baixa frequência gerados pelo funcionamento do motor e contato dos pneus com o solo, e de alta frequência, provocados pelo ambiente externo, como vento e chuva, que causam desconforto e comprometem o diálogo entre os ocupantes e a audição do sistema de som.

Os testes de validação do produto, realizados pela engenharia da Saint-Gobain Sekurit, comprovaram a redução de 5 decibéis do nível de ruído de baixa frequência e de 8 decibéis dos ruídos de alta frequência.

Vidros laterais laminados

Desde 2005, com o lançamento do Fiat Idea, a Saint-Gobain Sekurit produz os vidros laterais laminados, constituídos por duas lâminas de vidro intercaladas por uma camada de polímero resistente e elástico que contribui para reduzir o nível de ruído interno, filtra 99,5% dos raios ultravioletas e amplia o padrão de segurança dos usuários. Em caso de acidente, os vidros laterais laminados resistem de forma mais efetiva à penetração de objetos externos no habitáculo e reduzem a possibilidade de os ocupantes serem projetados para fora do carro em caso de acidente. 

Os vidros laterais laminados também são mais resistentes a quebras que o vidro temperado e dificultam atos de arrombamentos e de furtos. Estatísticas da Saint-Gobain Sekurit indicam que os vidros laterais laminados reduzem de 27% para 2% o risco de fatalidade dos ocupantes de veículos em relação aos temperados em casos de acidentes. Por possuírem a camada intermediária de polímero resistente e elástico, complementam as funções dos sistemas de airbags (frontais e laterais), funcionam como cortina de proteção e mantêm os ocupantes no interior do veículo, na ocorrência de impactos e capotamentos.

Por suas características de construção, os vidros laminados ampliam em dez vezes o tempo padrão de dez segundos em ações de arrombamento de vidros temperados, pela maior dificuldade para rompimento. Essa dificuldade inibe a intenção de furtos de aparelhos de áudio e de objetos.

Outro aspecto positivo dos vidros laterais laminados é a proteção contra os raios ultravioletas, o que preserva os usuários de veículos de serem acometidos do câncer da pele. 

Estudos realizados por profissionais da medicina mostram que os motoristas estão mais susceptíveis ao câncer da pele do lado esquerdo do corpo (rosto, braço e mão) e o mesmo fenômeno afeta o outro lado do corpo do motorista, em países que possuem o volante de direção instalado à direita.

As características de construção dos vidros laminados também amenizam a transmissão de ruídos externos, do funcionamento do motor e do vento, para o habitáculo, o que resulta em padrão mais elevado de conforto.

Saint-Gobain Sekurit

A Saint-Gobain Sekurit é uma das principais fabricantes de vidros para a indústria automobilística. Com sede em Mauá, região do Grande ABC paulista, também possui fábrica em São Caetano do Sul, SP, e unidades de produção junto às montadoras, em Sumaré, SP; São José dos Pinhais, PR; Betim, MG; Gravataí, RS, e Buenos Aires, Argentina.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

CIDADE DE BAURU JÁ TEM DOIS ÔNIBUS 100% ELÉTRICOS MARCOPOLO TORINO LOW ENTRY EM OPERAÇÃO

November 26, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo