top of page

DANA CONQUISTA PRÊMIO BENCHMARKING BRASIL 2019 COM RECICLAGEM DE 100% DE BORRACHA


Case inédito já havia sido premiado, em 2015, quando reciclagem atingiu 50%


A Dana, uma das principais empresas do setor automotivo brasileiro e com mais de 70 anos de atividades, acaba de conquistar pela terceira vez, o Prêmio Benchmarking Brasil. A fabricante ficou em primeiro lugar com o case de Reciclagem de 100% de toda a borracha utilizada em seus processos produtivos, “O nosso case de reciclagem de borracha ser o vencedor do Prêmio Benchmarking Brasil é motivo de muito orgulho. O ineditismo do nosso programa já havia sido reconhecido, em 2015, quando alcançamos a reciclagem de 50% de toda a borracha processada. Mesmo sem que existisse uma cadeia de suprimento desenvolvida como a de pneus para reciclar a borracha, os profissionais da Dana buscaram por anos uma solução que nos permitisse chegar mais perto dos nossos objetivos. Isto nos inspira e fortalece em nosso caminho”, enfatiza e comemora Raul Germany, Presidente da Dana Brasil. Reciclagem de Borracha na Dana Desde o ano passado, a Dana atingiu a meta de reciclagem de 100% dos resíduos de borracha vulcanizada e não vulcanizada, com e sem resíduos metálicos, resultantes de seus processos produtivos do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS. O resultado foi alcançado um ano antes do previsto e a iniciativa só foi colocada em prática graças à persistência de uma equipe determinada e consciente de seu papel na preservação do meio ambiente. Em 2015, quando a operação de produtos para vedação do Complexo Industrial da Dana em Gravataí, no RS, atingiu a reciclagem de 50% de todo resíduo de borracha gerado na fábrica, a empresa conquistou o Prêmio Benckmarking Brasil. O reconhecimento do projeto é resultado do trabalho iniciado há mais de 10 anos, quando, alinhada com a sua Política Ambiental, buscou formas de reduzir o impacto ambiental de suas operações e começou a desenvolver alternativas para reciclar as peças sucateadas e os resíduos de borracha. Em 2010, fechou parceria com a empresa Batistella , situada em Nova Santa Rita, RS, e atuante no segmento de reciclagem de pneus com mais de 40 anos de atividades, que resolveu abraçar a causa e comprou a ideia de reciclar os resíduos de borracha oriundos do processo produtivo da Dana. A legislação permite que os resíduos de borracha sejam enviados para um aterro homologado. Apesar disto, a empresa sempre buscou alternativas mais eficazes e que causassem o menor impacto ambiental possível. A solução foi encontrada na prática dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Sobre a Dana


A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia que melhoram a eficiência e o desempenho de veículos e máquinas. Atende aos mercados de veículos de passageiros, caminhões e equipamentos fora-de-estrada e industriais. Fundada em 1904 e com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega cerca de 30.000 pessoas em 33 países e 6 continentes e se dedica a entregar valor para seus clientes, em relações de longo prazo. Registrou, em 2018, vendas de aproximadamente US$ 8,1 bilhões. É uma das 250 empresas melhor administradas dos EUA segundo o Instituto Drucker. Para mais informações, por favor visite dana.com.


Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há mais de 70 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP). O endereço da Dana na internet é dana.com.br.


Crédito das imagens: Estela Kurth


Legenda da foto: Equipe da Dana recebe prêmio inédito com case de reciclagem de borracha


Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page