top of page

MARCOPOLO PARTICIPA DO DESENVOLVIMENTO DO NOVO ÔNIBUS ELÉTRICO DUAL DA ELETRA


Veículo tem tecnologia inédita que permite rodar com duas opções de energia


Fazendo parte do movimento por uma mobilidade eficiente que colabore com a não emissão de poluentes, a Marcopolo é a fabricante responsável pela produção da carroceria novo ônibus Eletra equipado com a inédita tecnologia Dual, que pode circular somente movido a baterias elétricas ou em modo híbrido.


O veículo, do modelo Torino Low Entry e com 15 metros de comprimento, está sendo apresentado até o dia 26 de setembro, na Arena ANTP, evento promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O projeto conta ainda com as parcerias das empresas Volkswagen Caminhões e Ônibus, com chassi MAN 18.280 6x2 OT LE, Baterias Moura, fornecedora de componentes by Xalt, e WEG, líderes da indústria nacional de eletromobilidade.


O veículo tem capacidade para 101 passageiros, sendo 40 sentados e 61 em pé, e conta com cinco câmeras para monitoramento por imagens. Com tração elétrica, é alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente. No modo Híbrido, o sistema de tração elétrica recebe energia tanto do motor-gerador (que pode ser a diesel ou a biocombustível) quanto do conjunto de baterias. No modo Elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta.


O desligamento pode ser acionado pelo condutor ou por um sensor GPS na via pública – por exemplo, quando o veículo entrar numa Zona de Emissão Zero. A alternância de modos se repete várias vezes, conforme o perfil da operação. Durante a operação, as baterias são continuamente recarregadas pela tecnologia de frenagem regenerativa (KERS), podendo também ter a contribuição do motor-gerador.


A parceria entre a Marcopolo e a Eletra já permitiu o desenvolvimento de diversos modelos de ônibus movidos com combustíveis de fontes renováveis. As empresas seguem trabalhando de forma conjunta em projetos que visam contribuir para o desenvolvimento da mobilidade limpa e preservação do meio ambiente.


Crédito da imagem: Divulgação Eletra


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page