SBCTRANS RENOVA CERTIFICADOS DO IQA PELA GESTÃO AMBIENTAL E CONTROLE NAS EMISSÕES DE POLUENTES


Certificados reconhecem os cuidados com a qualidade do ar e sustentabilidade do meio ambiente


A SBCTrans, principal empresa de transporte de passageiros de São Bernardo do Campo, acaba de renovar dois certificados do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva que comprovam a sua eficiente gestão ambiental e de sustentabilidade: o Selo Verde, que reconhece os cuidados com a gestão ambiental para a reparação automotiva, e o PMMVD – Programa para a Melhoria de Manutenção de Veículos a Diesel para controle das emissões atmosféricas dos “gases de efeito estufa”, por intermédio do Teste de Opacidade.


Os certificados reforçam a preocupação da SBCTrans com a gestão ambiental e a qualidade do ar do município, por intermédio de programas que resultam no controle da emissão de gases de uma frota de aproximadamente 400 ônibus responsáveis pelo transporte diário de pessoas para as mais diferentes atividades. Um dessas ações é a utilização somente de diesel ecológico, o S10 aditivado, o mais eficiente para a redução de emissão de poluentes e partículas nocivas à saúde. Em sua composição, recebe a adição de 8% de biodiesel e teor máximo de enxofre de 10 mg/kg (10 PPM) com a finalidade não afetar o meio ambiente.


Outro diferencial do diesel S10 para as pessoas e a natureza, em relação ao diesel convencional (S500) e vendido normalmente para veículos comerciais, é o nível de cetano na composição do diesel utilizado, que chegou a 48 no S10 utilizado pela SBCTrans contra 42 no diesel S500 vendido normalmente a veículos equipados com motor a diesel. Quanto mais elevada for a presença do cetano no combustível, menor é o atraso da ignição e melhor é a combustão e a sua capacidade de impurezas devido à maior presença de hidrogênio.


O diesel ecológico reduz a emissão de poluentes em 1,6 kg de CO2 por quilômetro rodado em relação ao diesel convencional. Como os ônibus da SBCTrans rodam cerca de 80 mil quilômetros por dia e consomem 20 mil litros de diesel S10 aditivado, contribuem para a redução de até 130 toneladas de CO2 lançadas na atmosfera todos os dias.


PMMVD - CETESB


Para garantir que todos os seus veículos estejam dentro das normas de emissões de gases na atmosfera, a SBCTrans realiza também o teste de opacidade, cuja medição é fiscalizada pela CETESB. A operadora possui uma equipe de colaboradores dedicada e preparada que realiza o teste em todos os ônibus pelo menos uma vez por ano para emissão do RMO (Relatório de Medição de Opacidade).


Durante a realização do teste de opacidade, caso qualquer irregularidade seja detectada, o veículo em questão é recolhido para que a correção seja feita imediatamente que, muitas vezes, pode envolver a substituição de componentes do motor, como: troca ou reparos de bicos injetores, troca de filtros de combustível, filtro de ar, troca ou regulagem do turbocompressor, reparação da tubulação de admissão de ar, regulagem de válvulas e até mesmo a substituição do kit do motor.


Sobre a SBCTrans


A SBCTrans, fundada em 1998 na cidade de São Bernardo do Campo, possui frota com mais de 400 veículos, que proporcionam conforto e segurança aos clientes. Considerada a melhor empresa de transporte público do Estado de São Paulo, tem como missão oferecer proximidade, facilidade e qualidade aos clientes.


Crédito das imagens: Arquivo SBCTrans



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 DC Multimídia       |      Secco Consultoria de Comunicação 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon