top of page

MARCOPOLO INICIA EM BELÉM APRESENTAÇÕES DO SEU ÔNIBUS 100% ELÉTRICO ATTIVI INTEGRAL NA REGIÃO NORTE


Modelo desenvolvido no Brasil está sendo apresentado e demonstrado em diversas cidades brasileiras


A Marcopolo iniciou na cidade de Belém do Pará a apresentação do seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral. O veículo, que está sendo fabricado na unidade da empresa em Caxias do Sul, tem sido apresentado e demonstrado em diferentes cidades do País pelos benefícios e vantagens que proporciona para os usuários e para o meio ambiente.


Em Belém do Pará, o Attivi foi apresentado esta semana na Universidade Federal do Pará ITEC (Instituto de Tecnologia) em evento que reuniu a Secretaria de Transporte (SEMOB), a Assessoria de Mobilidade do Governo do Estado, representantes da Universidade, da CEAMAZON (UFPA) e da AllBus, representante Marcopolo para a região, e operadores de transporte, como a Viação Boa Esperança e Via Loc, tradicionais clientes e compradores de modelos rodoviários e urbanos Marcopolo.


“Estamos apresentando e demonstrando todos os benefícios e vantagens que o Attivi Integral pode proporcionar ao meio ambiente e à população. O desenvolvimento e produção do Attivi fazem para da estratégia ESG da Marcopolo e do nosso compromisso em colaborar com a descarbonização do transporte coletivo”, explicou Alexandre Romano, gestor de negócios das regiões Sudeste-Nordeste da Marcopolo.


Segundo o executivo, o Governo do Estado do Pará deverá lançar em outubro, Edital para compra de 40 ônibus 100% elétricos por intermédio de licitação para operação na capital Belém ainda em 2024. A cidade será sede da COP 2025.


O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).


Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação de microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.


Ficha Técnica Attivi


Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg

Capacidade – até 80 passageiros

Autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas

Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2

Motor de tração Central com potência de 350 KW e torque de 3.300 Nm

Capacidade do Eixo Dianteiro - 7,6 mil kg

Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg

Comprimento – até 13 m

Largura – 2,55 m

Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)

Direção eletro-hidráulica

Suspensão pneumática


Sobre a Marcopolo


Fundada há 74 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.


Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo



Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page