VINHO BRASILEIRO ATINGE GRANDE EVOLUÇÃO NA QUALIDADE E COMPLEXIDADE
Conclusão é dos jurados que participaram, em outubro, do Brasil Selection by CMB 2024, em São Paulo
Vinhos brancos e espumantes foram os de maior destaque
Os vinhos brasileiros, sobretudo os brancos e espumantes, demonstraram uma significativa e importante evolução nos últimos anos, de acordo com diferentes jurados, estrangeiros e nacionais, que participaram da edição 2024 do Brasil Selection by CMB, realizado em São Paulo, na segunda quinzena de outubro.
O resultado com os melhores vinhos, premiados com Medalha Grande Ouro, Ouro e Prata, será divulgado no próximo dia 13 de novembro pela Councors Mondial de Bruxelles (CMB) e Market Press, promotoras do evento, mas a boa impressão e satisfação pela qualidade do evento e das amostras inscritas e tecnologia com a utilização de Inteligência Artificial foram os pontos altos da edição deste ano.
Na visão de Liz Palmer, jornalista canadense e jurada especialista em vinhos, as amostras de vinhos brancos e de espumantes que concorreram surpreenderam pelo elevado padrão de qualidade, com ótima acidez, maciez e equilíbrio.
“Estou muito acostumada a degustar champagne e vinhos brancos de excelente qualidade e fiquei maravilhada com alguns vinhos experimentados aqui no Brasil. Vários espumantes e brancos foram surpreendentes e acima das expectativas, compatíveis com os melhores do mundo, assim como alguns rosés e tintos”, comentou Liz Palmer.
“Os tintos estão evoluindo muito também e creio que os produtores brasileiros deveriam mirar no equilíbrio e harmonização desses vinhos com os pratos de carne vermelha, algo muito característico do País, e investir em oferecer ainda mais complexidade, aromas e sabores”, comentou. Para ela, os vinhos nacionais devem seguir as mais recentes tendências mundiais de menor presença do carvalho e menor teor alcoólico.
Cristiane Faria, sommelier e jurada brasileira de vinhos e destilados, concorda e destaque que os vinhos nacionais vêm evoluindo muito nos últimos anos e faz a observação de que o consumidor brasileiro tem um paladar diferenciado e particular, que os produtores precisam conhecer e valorizar. “A tecnologia tem colaborado muito no desenvolvimento da nossa vinicultura, o que é sensacional. E o nosso consumidor dá preferência à produtos menos secos e de menor acidez, o que tem influenciado a concepção do vinho pelo produtor”, analisa Cristiane.
Inteligência Artificial para conceituar e unificar as opiniões dos jurados
Pela primeira vez em um concurso de vinho no Brasil, a Inteligência Artificial foi usada para compilar todas as notas e opiniões dos jurados sobre cada amostra, produzir um único comentário e emitir um gráfico, chamado de “roda de aromas”, destacando as características e virtudes de cada produto.
Essa “roda de aromas” indica todos os tipos de aromas encontrados na bebida (descrição aromática e do paladar).
O sistema desenvolvido pelo CMB é capaz de absorver todas as informações e comentários dos jurados nos diferentes idiomas, analisar e emitir esse gráfico ou “roda de aromas”, com as todas as características presentes na bebida. Esse comentário pode ser muito útil para o produtor aprimorar o seu produto e comparar com o de outras regiões. Para o consumidor, ajuda no processo de compra, que pode escolher o que mais agrada ao seu paladar.
Os vinhos e cachaças premiados na edição 2024 do Brasil Selection by CMB (Concours Mondial de Bruxelles) serão divulgados no próximo dia 13 de novembro e a cerimônia de premiação e entrega das Medalha Grande Ouro, Ouro e Prata ocorrerá no mês de dezembro, em São Paulo.
Crédito das imagens: Brasil Selection by CMB
Comments