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NOTÍCIAS DO DIA

17/01/2025

VWCO celebra 20 anos do Centro de Distribuição de Peças e Acessórios com recorde histórico de faturamento

 

O Centro de Distribuição de Peças e Acessórios da Volkswagen Caminhões e Ônibus, localizado em Vinhedo (SP), celebrou 20 anos de operação em 2024 com um recorde histórico de faturamento, resultado de estratégias eficazes para ampliação de portfólio, vendas e otimização de processos logísticos.

 

Mesmo diante de um cenário desafiador na cadeia de fornecimento, especialmente no setor de reposição, a Volkswagen Caminhões e Ônibus alcançou um crescimento de 17% no faturamento, em comparação ao ano anterior, consolidando sua maior marca de volume na história.

 

Essa conquista reflete o esforço contínuo para aumentar a disponibilidade de peças e atender com excelência os 145 concessionários no Brasil e mais de 40 países no mercado de exportação. A expansão do portfólio foi especialmente relevante para os veículos extrapesados da marca, proporcionando mais agilidade no atendimento aos clientes.

 

“Alcançar o recorde histórico de faturamento justamente no ano em que celebramos os 20 anos do nosso Centro de Distribuição de Peças e Acessórios é um marco que reflete o comprometimento da nossa equipe e a confiança dos clientes em nossos produtos. Estamos constantemente ampliando nosso portfólio, investindo em soluções sustentáveis, como a linha Volks Greenline, e inovando em canais de vendas, como o e-commerce, para atender com excelência às demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e desafiador”, comenta Osmany Baptista, gerente executivo de Peças e Acessórios da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Linha Volks Greenline e economia circular

 

Como parte da estratégia de ESG, a empresa ampliou a linha de produtos remanufaturados Volks Greenline com o lançamento do Motor Long Block ISB 5.9L Light para os caminhões VW Constellation e do Motor ISB 3.8L Light para os modelos VW Delivery. Essa iniciativa resultou em um aumento de 36% no faturamento da linha em comparação com 2023.

 

Além disso, a linha Economy, voltada para produtos originais exclusivos de reposição com custo até 30% inferior, também teve crescimento significativo, registrando alta de 21% no mesmo período. Esses avanços reafirmam o compromisso da marca com soluções acessíveis e sustentáveis para seus clientes.

 

10 anos da marca ALMAX e novos lançamentos

 

Outro marco de 2024 foi o aniversário de 10 anos da marca de lubrificantes e fluidos ALMAX, que alcançou um volume acumulado de mais de 45 milhões de litros comercializados desde o lançamento. O portfólio foi expandido em 2024 com o lançamento do ALMAX Estabilizador de Diesel (200 ml) e dos líquidos de arrefecimento ALMAX Coolant (1L e 5L). (Truck & Bus Builder América do Sul)

 

 

 

Construtora brasileira adequará obras da fábrica da BYD na Bahia

 

A BYD anunciou nesta quinta-feira, 16, a contratação de construtora brasileira para realizar as obras de adequações da fábrica de Camaçari, BA. Com a nova prestadora de serviços, a montadora pretende contornar a crise gerada pela denúncia de que a chinesa Jinjiang adotou regime análogo à escravidão no período em que esteve à frente de parte das obras.

 

Em 23 de dezembro, um força-tarefa de diversos organismos, como Ministério Público do Trabalho (MPT),  Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público Federal e Polícia Federal resgataram 163 operários chineses terceirizados da Jinjiang por estarem em condições análogas à de escravos, além de interditar alojamentos e trechos do canteiro de obras.

 

O contrato com a construtora chinesa foi rescindido poucos dias depois e, de acordo com a BYD, os trabalhadores resgatados retornaram à China. A Jinjiang também teria realizado o pagamento de todas as verbas rescisórias previstas pela legislação brasileira.

 

Nesta quinta-feira, contudo, a própria montadora disse estar estudando a substituição integral da empresa chinesa, que tem ainda outras atribuições, além de suas obras embargadas em dezembro, uma área de escavação profunda e  de uma serra circular alocada em um dos canteiros obras.

 

Em nota oficial, afirmou que a construtora brasileira “fará os ajustes necessários para que o MTE [Ministério do Trabalho e Emprego] suspenda os embargos parciais” nessas áreas específicas.

 

Apesar da interrupção das atividades, a construção segue em ritmo acelerado, segundo a fabricante de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos, que, de qualquer forma, admite que detalhes da construção estão sendo reavaliados.

 

Mas que a Fase 1.1 do cronograma que prevê a produção local no sistema SKD vai começar mesmo este ano. “[A construção] segue em andamento, respeitando apenas embargos parciais por parte dos auditores do MTE.” em dezembro, a empresa havia afirmado que pretendia até março a primeira fase de implantação.

 

Daqui para frente, as obras e atividades na fábrica baiana serão acompanhadas por um comitê de compliance criado pela empresa e que reúne, além de seus dirigentes, escritórios de advocacia, especialistas em direito trabalhista e segurança do trabalho, além de consultoria independente.

 

O grupo, criado oficialmente no dia 8 de janeiro e que se reuniu pela segunda vez nesta quinta-feira, será responsável por assegurar o cumprimento da legislação brasileira e pela implementação de melhorias nos processos durante todas as etapas da construção, assim como por avaliar as condições de trabalho, alimentação, segurança e moradia dos funcionários terceirizados.

 

“Temos fábricas de chassis de ônibus e painéis solares em Campinas, além de uma fábrica de baterias em Manaus. Conhecemos e respeitamos as leis locais”, pontua a nota, que acrescenta:

 

● Todos os trabalhadores estrangeiros estão hospedados em hotéis. Novas moradias estão sendo selecionadas para os que ficarem no País a trabalho e deverão seguir todas as normas brasileiras;

 

● Os trabalhadores das construtoras contratadas agora almoçam no refeitório e recebem as refeições de acordo com as regras trabalhistas. O espaço é o mesmo usado pelos colaboradores da BYD em Camaçari. (AutoIndústria)

 

 

 

Mercado de veículos leves começa com alta em relação a janeiro de 2024

 

Como é tradicional no setor, o mercado de veículos leves apresenta retração de 45,5% no comparativo da primeira quinzena de janeiro em relação ao mesmo período de dezembro.  Já em relação aos primeiros 15 dias do mesmo mês de 2024, verifica-se alta de 1,87%, o que sinaliza que o setor começou 2025 com desempenho positivo.

 

De acordo com dados da Plataforma AutoDash Bright Consulting, foram 68.851 emplacamentos durante os 10 dias úteis da primeira quinzena deste mês, ante total de 67.586 também em 10 dias úteis de idêntico período do ano passado.

 

O interessante, segundo a consultoria, é que o varejo teve alta de 8,3% no mesmo comparativo, com 44.175 e 40.781 unidades, respectivamente.

 

Já as vendas diretas caíram 8% frente ao registrado há um ano, de 26,8 mil para 24,7 mil unidades. Representaram 35,84% do mercado de leves, abaixo dos 46,17% registrados em dezembro e também dos 39,66% do mesmo período de 2024.

 

“A queda reflete uma desaceleração no volume de vendas para locadoras, que tradicionalmente têm maior peso no último trimestre do ano”, explica a Bright Consultiing.

 

A consultoria prevê um crescimento de 6% para o volume anual total de vendas de automóveis e comerciais leves em 2025, com 2,64 milhões de unidades.

 

A média diária de venda em janeiro é de 6.885, ante os 12.638 veículos da primeira quinzena de dezembro.

 

Nos primeiros 15 dias do ano, a Fiat ampliou participação de 21,16% em dezembro para 22,98% em janeiro, “impulsionado pelos modelos Pulse e Fastback, que trazem versões com a tecnologia MHEV.

 

Também a General Motors ampliou fatia no mercado, de 12,85% para 13,44%, mantendo forte desempenho com modelos como Onix e Tracker. Já a Volkswagen teve queda significativa de participação, de 18,40% para 12,48%, impactada pela redução das vendas diretas do Polo, bastante direcionadas a locadoras durante o último trimestre de 2025.

 

Com relação aos modelos eletrificados, foram emplacados 6.937 veículos eletrificados na primeira quinzena, com 10,1% de participação. O desempenho é 29,2% inferior ao da primeira quinzena de dezembro, mas indica alta de 17,7% frente aos 5.895 do mesmo período de 2024.

 

As marcas chinesas representaram 8,5% das vendas em janeiro, acima dos 7,36% de dezembro. (AutoIndústria)

 

 

 

Prévia do PIB, IBC-Br tem alta de 0,1% em novembro

 

A economia brasileira cresceu 0,10% em novembro em relação a outubro, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado ontem. A alta do indicador, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), superou a mediana da pesquisa Projeções Broadcast, que indicava uma queda de 0,10% no IBC-Br de novembro – as estimativas dos analistas iam de -1,20% a 0,30%.

 

Na comparação com novembro de 2023, o IBC-Br teve um avanço de 4,11%, pouco abaixo da mediana das previsões (4,30%). De janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período de 2023, a economia cresceu 3,76%. No acumulado de 12 meses até novembro, o avanço foi de 3,58%. (O Estado de S. Paulo/Cícero Cotrim)

 

 

 

Preços do diesel comum e S-10 começam 2025 em alta, aponta levantamento

 

Os preços do diesel comum e do S-10 registraram aumentos na primeira quinzena de janeiro, de acordo com o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). O levantamento aponta que, no comparativo com o mesmo período de dezembro, o diesel comum teve alta de 0,65%, alcançando o preço médio de R$ 6,23. Já o diesel S-10 apresentou um aumento de 0,32%, com preço médio de R$ 6,29.

 

A valorização do dólar e o impacto no custo de importação de insumos e combustíveis foram os principais fatores que impulsionaram o aumento nos preços. “Os combustíveis, assim como a gasolina e o etanol, seguiram a tendência de alta observada no final de 2024”, explicou Douglas Pina, diretor geral de mobilidade da Edenred Brasil. A maior parte do País registrou aumento no valor dos combustíveis, com exceção da região Norte, onde o preço do diesel S-10 caiu 0,15%.

 

Maiores aumentos no Nordeste

 

Na análise regional, o Nordeste se destacou com os maiores aumentos: o diesel comum subiu 1,58%, alcançando R$ 6,42, e o S-10 teve alta de 1,11%, chegando a R$ 6,39. Já no Norte, os preços atingiram os maiores valores médios do País, com o diesel comum a R$ 6,82 e o S-10 a R$ 6,65, mesmo com uma leve queda no preço do S-10.

 

O Acre foi o estado com os maiores preços para ambos os tipos de diesel. O diesel comum foi encontrado a R$ 7,64, enquanto o S-10 alcançou R$ 7,63, após aumentos de 0,39% e 0,66%, respectivamente. Por outro lado, o Rio Grande do Sul registrou os menores preços para o diesel comum, a R$ 6,03, e o Paraná, para o diesel S-10, a R$ 6,10.

 

O IPTL, que considera dados de mais de 21 mil postos credenciados, oferece uma média precisa e confiável sobre os preços dos combustíveis no Brasil. (Transporte Moderno)

 

 

 

Areia de fundição da Scania é transformada em argamassa

 

Com o objetivo de transformar 20.000 toneladas de areia usada na fundição da Scania em argamassa, ao invés de simplesmente serem destinadas a um aterro, a produtora de materiais de construção Weber Saint-Gobain utilizará o insumo em substituição proporcional ao uso do material virgem para ampliar a circularidade em ambas as empresas.

 

Como os produtos da Weber são compostos, principalmente, de agregados naturais, como areia virgem e cascalho, recursos que são acessíveis, mas finitos, a empresa dedicou muitos anos à busca de substitutos para areia virgem para estabelecer uma economia mais circular e diminuir o impacto ambiental.

 

A partir de agora, a areia usada da fundição da Scania será transportada para a fabricação de argamassa em vez de aterro. “Ser eficiente com os recursos limitados que temos na Terra e prolongar sua vida útil é uma maneira de diminuir o impacto no meio ambiente. Reutilizar as grandes quantidades de areia usadas na fundição de componentes do motor é uma das muitas ações que permitem que a Scania permaneça na direção da transição para transportes sustentáveis”, diz Fredrik Nilzén, Chefe de Sustentabilidade da Scania.

 

Os transportes já começaram e, em 2025, cerca de 20.000 toneladas de areia serão transportadas pelos 150 quilômetros entre a Scania, em Södertälje, e a Weber Saint-Gobain, em Vingåker, na Suécia, o equivalente a três caminhões totalmente carregados diariamente. Todos os transportes são cargas de retorno de Estocolmo, tendo um impacto climático positivo, pois os caminhões retornariam vazios.

 

A cooperação significa que menos areia virgem precisa ser extraída. O impacto ambiental positivo é imediato. “Com a areia da Scania, diminuímos o uso de areia virgem em 30%, e o potencial é ainda maior. A ambição é ter substituído toda a areia virgem em nossos produtos por agregados alternativos até 2035”, diz Anders Anderberg, diretor de P&D da Weber Saint-Gobain. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)

 

 

 

Fiat aprimora performance de Scudo e Fiorino com novos motores

 

A Fiat começa o ano com atualizações importantes em sua linha de veículos comerciais, segmento em que a marca é líder e referência no Brasil. Com as mudanças, o objetivo é melhorar ainda mais o custo-benefício de Scudo e Fiorino, proporcionando maior economia e performance.

 

Fiat Scudo: máxima performance, produtividade, conforto e robustez

 

O Scudo passa a ser equipado com o novo motor 2.2 Turbodiesel, que entrega 150 cv e 370 Nm de torque, o que representam 30 cv a mais e 23,2% de aumento no torque. As mudanças tornam o furgão ainda mais competitivo para seguir na liderança do mercado, que ocupa desde que foi lançado e por dois anos consecutivos, fechando 2024 com mais de 34,9% de participação em sua categoria.

 

Com o novo conjunto, o Scudo obteve melhorias importantes no consumo e os números chegam a 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, ficando 4,2% e 15,1% mais econômico, respectivamente, o que torna os custos operacionais do modelo ainda melhores, um fator determinante neste segmento. Ainda assim, a nova motorização aprimorou a performance do Scudo, que agora faz as retomadas de 60 a 100 km/h em 7,5 segundos e de 80 a 100 km/h em 10,9 segundos, com melhorias de 2 segundos em média. As mudanças mantêm a ótima dirigibilidade, além da praticidade de ser conduzido por pessoas habilitadas com a CNH de categoria B/

 

O modelo manteve sua ótima capacidade de carga de até 1,5 tonelada, com um comprimento de 5,3 m, 6,1 m³ de volume e 1,97 m de altura, uma configuração que permite a agilidade necessária no ambiente urbano, acessando lugares que veículos maiores não conseguem e contando com a inteligência da porta traseira dupla, com abertura de 180 graus, além da porta lateral deslizante, que facilitam o momento de carga e descarga.

 

Renovado no segundo semestre do ano passado, o Scudo permanece com a aparência que torna o modelo um sucesso no mercado, mantendo o pacote que inclui novos para-choques frontais, faróis reformulados e uma grade do radiador redesenhada. No interior, o grande foco é a ergonomia, oferecendo ao condutor maior conforto, sendo equipado com direção elétrica, limitador de velocidade e do controlador de cruzeiro, além do quadro de instrumentos totalmente digital e personalizável.

 

O Fiat Scudo estará em breve nas concessionárias com as opções Cargo e Multi.

 

Fiat Fiorino: performance, economia, funcionalidade e segurança

 

O Fiorino recebe o novo motor 1.3 flex com até 107 cv de potência e 134 Nm de torque quando abastecido com etanol, ganhando 31 cv e 11,67% de torque adicional. Importante métrica para o uso de veículos como o Fiorino, o consumo de combustível está ainda melhor com a nova motorização. Com 8.7 km/l no ciclo urbano (etanol), os ganhos são de 7,27%, e no ciclo rodoviário a medição é de 9.6 km/l (etanol), sendo 14,56% mais eficiente.

 

As novidades reforçam ainda mais o protagonismo do utilitário que é um sucesso no Brasil por mais de uma década, sendo líder da categoria por 11 anos consecutivos. Em 2024, o Fiorino liderou o mercado total de vans com mais de 20 mil unidades vendidas e cerca de 28% de participação, liderando também entre as vans pequenas com mais de 77% de segment share.

 

Em adicional aos números entregues pelo novo conjunto, o Fiorino ganhou direção elétrica, sensor de temperatura externa e sensor de monitoramento da pressão dos pneus. O modelo segue equipado com ar-condicionado, sistema de travas e vidros elétricos de série, em um interior projetado sob o ponto de vista de ergonomia e conforto, oferecendo mais de 18,5 litros de espaço em porta-objetos.

 

A capacidade de carga é de até 650 kg, com 3,3 m³ de volume e as portas com abertura de até 180 graus, que facilitam o carregamento. Para transportar diferentes objetos em segurança, o Fiorino é equipado com controle de estabilidade, alerta de frenagem de emergência e assistente de rampa, além do sensor de monitoramento da pressão dos pneus.

 

O Fiat Fiorino estará em breve nas concessionárias na versão Endurance. (Motor Mais)

 

 

 

Citroën Jumpy chega à linha 2025 com motor diesel mais potente

 

A Citroën anunciou nesta semana o lançamento da linha 2025/2025 do furgão Jumpy, com atualizações que melhoram o desempenho do modelo. A principal novidade no veículo renovado é introdução do motor 2.2 Turbodiesel, que entrega 150 cv de potência e 37, mkgf de torque.

 

De acordo com o fabricante, o novo motor do Jumpy gera 30 cv e 7,1 mkgf extras comparado ao propulsor da linha anterior, o 1.5 BlueHDi. Essa mudança também melhorou o consumo do furgão. Agora, segundo dados da Citroën, o modelo registra 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, conforme o padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Assim, o veículo se mostra 4,2% mais econômico no ciclo urbano e 15,1% mais eficiente no regime rodoviário.

 

Da mesma forma, modelo remotorizado também apresentou uma melhora nas retomadas de 60 a 100 km/h, que agora ocorre em 7,5 segundos, e de 80 a 100 km/h, com tempo de 10,9 segundos. Frente à linha anterior, o Jumpy atualizado registra uma melhoria de 2 segundos, em média, nessas medições, segundo a montadora.

 

Conforme dados da marca francesa, o furgão suporta 1,5 tonelada de carga, mantendo inalterada a sua capacidade. Ademais, a configuração da porta traseira dupla, com abertura de 180 graus, e a porta lateral deslizante permanecem no modelo.

 

Versões e preços do Citroën Jumpy

 

O Citroën Jumpy 2025/2025 permite a conversão para diversos tipos de veículos. Ele pode, por exemplo, ser configurado como modelo de passeio com 7+1 lugares ou minibus com 10+1 lugares. O furgão também atende a várias necessidades, como ambulância, veículo refrigerado, unidade para serviços logísticos, oficina móvel ou transporte de pessoas com necessidades especiais. Além disso, é possível transformá-lo em motorhome, com personalizações recomendadas pela fábrica.

 

O fabricante informou que o modelo estará disponível em breve nas concessionárias nas variantes Cargo e Vitré. Os preços são R$ 219.990 e R$ 225.990, respectivamente. Ambos as versões têm garantia de três anos. (Estradão/Thiago Vinholes)

 

 

 

Entregas globais da Daimler Truck recuaram 12% em 2024

 

As vendas globais do grupo Daimler Truck registraram uma retração de 12% em 2024, para 460.409 caminhões e ônibus ante os 526.023 entregues no ano anterior. Com exceção dos modelos movidos a bateria e o negócio de ônibus, a empresa anotou recuos em todas as regiões.

 

Na América do Norte, a fabricante vendeu 2% menos no ano passado ao entregar 190.428 caminhões, enquanto em 2023 somou 195.014 veículos. A Mercedes-Benz Truck acumulou vendas de 126.477 unidades, volume 20% inferior em relação ao ano anterior, quando somou 158.514 caminhões. Na Ásia, as entregas de caminhões caíram 22% com 125.234 unidades frente as 161.171 vendidas em 2023.

 

A divisão Daimler Buses, por sua vez, apurou vendas de 26.646 ônibus, alta de 2% em relação a 2023, quando acumulou 26.168 unidades. Também experimentou crescimento o negócio de modelos movidos a bateria, que saltou de 3.443 unidades em 2023 para 4.035 no ano passado, aumento de 17%.

 

A Daimler Truck informa que o balanço financeiro do exercício de 2024 será divulgado em conferência anual em 14 de março, ocasião na qual também fará as projeções para 2025. (AutoIndústria)

 

 

 

Na Colômbia, mercado de veículos comerciais cai 15,1%

 

De acordo com dados divulgados pela Andemos (Associação de Mobilidade Sustentável da Colômbia), a venda de veículos comerciais (caminhões, ônibus e miniônibus) em 2024 foi 15,1% menor do que no ano anterior. Foram 11.206 unidades, contra 13,203 de 2023, sendo 9.236 caminhões (queda de 15.4%) e 1.970 veículos para o transporte de passageiros (retração de 14.0%), em comparação com os, respectivamente, 10.912 caminhões e 2.291 ônibus e miniônibus vendidos anteriormente.

 

Em caminhões, somente o segmento de veículos com até 10,5 ton de PBT registrou crescimento de 6,2%, com 5.281 unidades, contra 4.975, de janeiro a dezembro de 2023. Os demais segmentos caíram: caminhões com PBT acima de 10,5 ton (1.568 unidades contra 2.501 e queda de 37.3%); tracto caminhões (cavalos-mecânicos), 1.904 contra 2.581 e retração de 26,2%, e Volqueta (caminhões com carroceria sobre chassi), 483 unidades, contra 855 e diminuição de 43.5%.

 

Em veículos para o transporte de passageiros, apenas o segmento de ônibus convencionais registrou retração de 35,1%, com 796 unidades, em comparação com as 1.227 de janeiro a dezembro de 2023. As outras duas categorias, micro-ônibus e busetas Similares a vans), apresentaram crescimento, respectivamente de 0,4% (811 unidades contra 808) e 41,8% (363 veículos contra 256 do ano anterior).

 

Marcas mais vendidas

 

Entre as marcas, a liderança ficou com a Chevrolet, tanto em caminhões quanto em ônibus. Em caminhões, a fabricante comercializou 2484 unidades, 9.2% abaixo das 2.735 unidades do ano anterior, seguida pela Foton, com 2.030 e queda de 25,0% (2.706), e pela JAC, com 718 veículos e crescimento de 1,6% (707 Unidades em 2023). Em veículos para o transporte de passageiros, a Chevrolet foi a primeira, com 625 veículos, 16,3% abaixo dos 747 do ano anterior, seguida para Mercedes-Benz, com 618 unidades e crescimento de 62,2% (381) e pela Scania, com 399 veículos e elevação de 18,8% (336). A surpresa ficou por conta da Golden Dragon e da Volvo. As duas foram as marcas que mais cresceram, com respectivamente, 145 unidades e aumento de 195,9% em relação às 49 unidades do ano anterior, e 90 veículos e crescimento de 1.185,7% sobre as 7 unidades de 2023. (Truck & Bus Builder América do Sul)

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