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NOTÍCIAS DO DIA

01/11/2024

Toyota nacionalizará motor dos híbridos flex e montará baterias no Brasil

 

Durante cerimônia que marcou o início da construção de nova fábrica em Sorocaba, SP, o presidente da Toyota Brasil, Evandro Maggio, anunciou a localização dos motores a combustão que equipam seus modelos híbridos flex. Atualmente importados do Japão, a partir do ano que vem serão produzidos no complexo industrial de Porto Feliz, SP.

 

Também serão gradativamente nacionalizados vários componentes eletrônicos do sistema hibrido e a partir de 2026 a Toyota terá linha de montagem de baterias em Sorocaba. A ideia, para a segunda fase do investimento de R$ 11 bilhões, é ter produção totalmente local das baterias.

 

A nova fábrica de veículos do interior paulista, que teve o assentamento da pedra fundamental nesta quinta-feira, 31, será responsável pela produção de um híbrido flex a etanol totalmente novo. Lá também será feito o sedã Corolla. A fábrica já em operação abrigará a linha de um outro híbrido, compacto, que chega ao mercado em 2025.

 

“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, comentou Maggio.

 

O executivo explicou que o investimento da montadora contempla dois ciclos. Um de R$ 5 bilhões que vai até 2026 e abrange a nova fábrica, dois novos modelos, nacionalização dos motores, montagem de bateria e um Centro de Distribuição, e o restante a ser aplicado até 2030.

 

“O aumento da capacidade de produção e a introdução dos novos modelos eletrificados vão gerar resultados positivos para o parque de fornecedores, pois permitirá a localização adicional de peças, componentes e sistemas”, destacou o presidente da Toyota Brasil. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)

 

 

 

GAC estreia no Brasil em dezembro com carros elétricos e híbridos

 

A GAC Motors, uma das maiores fabricantes de veículos da China, estreia no Brasil em dezembro. Há cerca de um mês, a marca anunciou a vinda ao País em sua conta no Linkedin. Segundo fontes ligadas à empresa, um evento para a imprensa, autoridades e concessionários está previsto para ocorrer em meados de dezembro. Inicialmente, os veículos virão importados da China. Porém, os planos incluem a produção nacional. Entretanto, ainda não há detalhes sobre quando isso vai ocorrer.

 

Seja como for, a GAC Motors já tem escritório na zona sul da capital paulista. E está, inclusive, em busca de profissionais para compor a estrutura da filial brasileira. Nesse sentido, em recente publicação na rede social, a companhia informa que busca contratar um(a) gerente regional de vendas. Segundo o post, o(a) interessado(a) deve ser “apaixonado(a) por carros e motivado(a) por desafios para liderar a equipe e impulsionar as vendas dos veículos que vão revolucionar o mercado brasileiro.”

 

GAC desistiu de ter apenas elétricos

 

À frente da operação, além de membros da companhia vindos da China, estão nomes como Marcello Braga. O executivo deixou recentemente a JAC Motors para assumir o posto de diretor de marketing da filial brasileira da GAC. No currículo, Braga atuou por anos no mesmo cargo no Grupo Caoa. Além disso, foi diretor-geral da Endemol Brasil e diretor de conteúdo e marketing da Fox Latin America.

 

Por ora, não há informações sobre quais veículos a GAC vai vender no Brasil. Porém, a marca desistiu da ideia inicial, de ter apenas elétricos. Isso porque, em conversas com potenciais compradores, parceiros e concessionários, ficou claro que essa estratégia poderia limitar as vendas. Assim, a marca pretende trazer também modelos híbridos, com motores a gasolina e elétricos. Do primeiro grupo, uma das principais apostas é o Y Plus, da submarca Aion. O carro já foi flagrado no Brasil, assim como o sedã ES.

 

O Aion Y Plus é um crossover, que mistura estilo de minivan com SUV. Segundo a marca, seu motor 100% elétrico gera cerca de 140 cv de potência e 23 mkgf de torque. Além disso, as baterias de 63 kWh garantem pouco mais de 400 km de autonomia. Vale lembrar que esse número leva em conta o padrão de medição NEDC utilizado na Europa. Na cabine, o visual segue o mesmo padrão futurista da parte externa. Entre os destaques, está a grande tela do sistema multimídia, com 14,6 polegadas. Assim como a ampla área envidraçada.

 

Promessa de investir R$ 6 bi no Brasil

 

Em julho, a GAC anunciou parte de seus planos para o mercado brasileiro. Nesse sentido, a companhia prometeu investir US$ 1 bilhão no País nos próximos cinco anos. Ou seja, isso dá cerca de R$ 6 bilhões na conversão direta. A informação foi revelada pelo presidente do Grupo GAC, Feng Xingya, a Geraldo Alckmin, durante visita do vice-presidente da República à China.

 

Atualmente, a GAC é quinta maior fabricante de veículos na China. Em 2023, a companhia produziu nada menos que 2,52 milhões de unidades. A sigla é formada pelas iniciais de Guangzhou Automobile Group Co. Ou seja, remete à cidade de Guangzhou, onde fica a sede da companhia fundada em 1955. Além de modelos próprios, a empresa produz veículos para as filiais chinesas das marcas japonesas Mitsubishi, Honda e Toyota, por exemplo. A empresa tem operações no Chile, onde foca a oferta de SUVs. (Jornal do Carro/Tião Oliveira)

 

 

 

Faturamento da indústria de autopeças registra leve crescimento em agosto

 

O faturamento nominal da indústria de autopeças aumentou 8,9% de janeiro a agosto de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Em termos reais, o incremento foi de 5,5%. No comparativo de agosto com julho deste ano, houve um pequeno crescimento de 1,9% e termos reais de 1,5%, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

 

Nos canais de distribuição, a maior variação nominal foi registrada no mercado de reposição com aumento de 12,5% no acumulado de janeiro a agosto deste ano em relação aos oito meses de 2023. E o avanço real  foi de 9,1%.

 

Pesados

 

A venda de peças para a linha de veículos leves teve uma expansão real de 1% em agosto em relação a julho deste ano, e de 12,4% nos oitos meses de 2024. Na linha de veículos pesados, o aumento real foi de 2% entre julho e agosto, porém houve queda 3,8% no acumulado de janeiro a agosto. Segundo o Sindipeças, isso é reflexo dos problemas enfrentados por esse segmento em 2023.

 

O faturamento proveniente das montadoras teve avanço nominal de 2,6% (expansão real de 2,1%) em agosto sobre julho de 2024. No acumulado de janeiro a agosto, o ganho é de 10,8%, em termos nominais, e um pouco menor (7,4%) quando se elimina o efeito da inflação. “De modo geral, o resultado está em linha com a produção e vendas de autoveículos, divulgadas pela Anfavea, que tiveram variação positiva de 6,6% e 17,5%, respectivamente, até agosto desse ano. Na contramão dos cenários apresentados, as exportações em dólares exibiram retração, nominal e real, no acumulado até agosto”, esclarece o Sindipeças.

 

Os resultados foram antecipados pela sondagem mensal da Indústria de Autopeças, divulgada no final de agosto, segundo o Sindipeças. “Nela, já havia a indicação de crescimento, conforme as métricas de comparação (mês anterior, mesmo mês do ano anterior e acumulado no ano), para as vendas e para a produção. Outrossim, o relatório da balança comercial trazia informações acerca de contexto de retração para as exportações de autopeças em agosto, em boa medida representadas nesta pesquisa conjuntural.”

 

De acordo com o Sindipeças, a estabilidade da utilização da capacidade (NUCI) permanece com 73 pontos percentuais, em linha com os meses recentes dada à boa performance da produção de veículos. O número de empregos subiu 0,9% entre julho e agosto de 2024, no acumulado de janeiro a agosto apresentou estabilidade (0,2%) em relação a igual período anterior. (Portal Technibus/Sonia Moraes)

 

 

 

Ipiranga e Chevron trazem postos Texaco de volta ao Brasil

 

Como parte do acordo de licenciamento firmado em maio deste ano entre a Chevron Brands International LLC, uma subsidiária da Chevron Corporation; e a Ipiranga, o Brasil terá novamente a presença de postos Texaco no mercado de combustíveis nacional. A cidade escolhida para receber é Palhoça, em Santa Catarina.

 

A Ipiranga é licenciada de combustíveis Texaco no Brasil e será responsável pela comercialização e venda de combustíveis Texaco com tecnologia Techron, pela operação das lojas de conveniência Star Mart e pelo gerenciamento do serviço de troca de óleo Star Lube. Além disso, por meio da parceria, o Brasil será o primeiro país na América Latina a receber etanol com o aditivo Techron.

 

A escolha pelo estado catarinense não foi por acaso: Daniel Kenig, revendedor e CEO da Rede Galo, que tem quase 40 anos de operação, ficará à frente do posto em Santa Catarina.

 

“Trazer uma marca com histórico no Brasil, mas que ficou ausente por tanto tempo, trouxe desafios únicos e, ao mesmo tempo, uma oportunidade rara de reconectar o consumidor com algo que já foi significativo para ele. A Rede Galo fica muito feliz de ter participado desse projeto, sendo hoje o primeiro posto Texaco do Brasil!”, afirma Kenig.

 

Portfolio completo

 

Com o retorno dos postos Texaco, a Ipiranga pretende complementar seu portfólio por meio da conexão histórica de revendedores e consumidores com a marca. De acordo com a Ipiranga, a expectativa é de que, nos próximos meses, a Texaco amplie sua presença no mercado não só em Santa Catarina, mas também em outros Estados do País.

 

Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, acredita que o retorno dos postos Texaco abre uma nova avenida de opções para o consumidor.

 

“O retorno dos Postos Texaco, uma marca tão querida no Brasil, é o reencontro com o consumidor que valoriza um portfólio premium e a qualidade mundialmente reconhecida da Texaco. Inauguramos assim uma estratégia de dual brand por meio de uma marca brasileira icônica e uma gigante em seu setor, que é a Ipiranga, e oferecemos uma opção internacional focada em tecnologia e performance nos Postos Texaco, contribuindo para um mercado mais diverso”, afirma Bárbara. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)

 

 

 

Toyota inicia construção de nova fábrica em Sorocaba

 

Um dos frutos do seu maior plano de investimento no País, da ordem de R$ 11 bilhões até 2030, a Toyota inicia a construção de nova fábrica em Sorocaba, no interior paulista, para expandir a capacidade produtiva de veículos e também motores, além de incorporar dois novos modelos híbridos flex em suas operações brasileiras.

 

As obras de expansão contemplam terreno de 400 mil m², uma das maiores terraplanagens em execução no Estado de São Paulo na atualidade. A construção terá área total de 160 mil m² e a produção no novo espaço fabril deve ser iniciada em 2026, com capacidade para 100 mil unidades/ano.

 

A nova fábrica fica ao lado da atual e terá processo produtivo completo, incluindo estamparia, funilaria, pintura e montagem. Serão criados no complexo 2 mil novos postos de trabalho até 2030, dos quais 500 já a partir de 2026. Ela será responsável por um novo modelo híbrido flex, enquanto o outro será produzido na fábrica já em operação.

 

Considerando os empregos indiretos, a nova fábrica pode representar perto de 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.

 

“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais as operações no País. O aporte em Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

 

Para assentar a pedra fundamental do novo empreendimento, a Toyota realizou cerimônia na manhã desta quinta-feira, 31, que contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas.

 

Com a confirmação de dois modelos híbridos flex e a expansão do parque fabril, a Toyota consolida o protagonismo da marca no País em eletrificação, já que aqui lançou o primeiro híbrido flex o mundo. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)

 

 

 

Eletra, Marcopolo e Higer participam do 1º Anuário da Cadeia da Eletromobilidade da ABVE

 

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apresentou os principais resultados do 1º Anuário da Cadeia da Eletromobilidade da ABVE no Brasil. O levantamento envolveu 110 empresas, com dados coletados entre dezembro de 2023 e março de 2024. A pesquisa aponta que o setor de eletromobilidade no Brasil avança com investimentos significativos e impacto direto na geração de empregos e na infraestrutura. De acordo com o estudo, os investimentos em eletromobilidade no país estão na casa dos R$ 160 milhões.

 

Para Iêda Oliveira, diretora da pasta de pesados da ABVE e diretora-executiva da Eletra, esse estudo é importante por disponibilizar dados confiáveis sobre o segmento de veículos elétricos. “É importante mostrar os impactos econômicos do setor, seu potencial de geração de empregos, renda e impostos. Há uma importância ambiental sem dúvida, mas o segmento também tem relevância econômica”, ressalta.

 

Das 110 empresas que participaram do anuário, três estão relacionadas com a comercialização dos ônibus elétricos, sendo elas: Eletra, Marcopolo e Higer. Sendo duas empresas de capital aberto e uma de capital fechado, formadas com 100% de capital nacional, com faturamento em torno de R$ 1 bilhão.  A Eletra é a empresa que atua no setor de eletromobilidade há mais tempo, em torno de 24 anos.

 

As empresas do segmento de ônibus participantes do anuário geram aproximadamente 10.500 postos de trabalho de forma direta. As três empresas informam que realizaram investimentos para atuar na eletromobilidade, que giram em torno de R$ 200 milhões. Tanto a Eletra como a Marcopolo são empresas que já se utilizam de linhas governamentais direcionadas para a eletromobilidade. A Eletra indica que se credenciou ao Finame.

 

As três empresas possuem planos de investimento até 2027 direcionados para a eletromobilidade, em torno de R$ 16,6 bilhões. Este valor de investimento representa 3% do total de investimentos apurado no Anuário da Cadeia Produtiva. Em relação à geração de empregos, provenientes da demanda da eletromobilidade, o segmento de ônibus, prevê a geração de aproximadamente 3.500 postos de trabalhos diretos, sem a contabilização dos indiretos.

 

“O montante de R$ 16,6 bilhões é bastante significativo e é voltado para a estruturação da capacidade produtiva. Mostra que as empresas apostam em um avanço da eletrificação nos próximos dois anos, que tende a se ampliar mais ainda. Os projetos com ônibus elétrico estão surgindo e gerando aumento de demanda. Tanto o passageiro como o operador estão vendo, de forma concreta, as vantagens do elétrico. Não é mais um discurso, mas uma realidade”, comenta.

 

A maior disponibilidade da frota e o menor custo de manutenção, além dos ganhos ambientais, são os maiores benefícios dos ônibus elétricos, na avaliação de Iêda. “Na nossa experiência em São Paulo com a Eletra, registramos dois meses de 98% de disponibilidade da frota. O diesel nunca apresentou esse índice. Os operadores estão entendendo essas vantagens”, comenta.

 

Para Iêda, a implementação dos ônibus elétricos demanda mais planejamento para a infraestrutura de carregamento em médio e longo prazos. “É uma questão de planejamento e não de disponibilidade de energia. A infraestrutura vai acompanhar essa demanda pelos ônibus elétricos”, acredita.

 

No que se refere a investimentos em pesquisa e desenvolvimento, as três empresas investem nesta área, mas somente duas indicaram que possuem centros de pesquisa, sendo que a Higer possui um na China. (Portal Technibus/Marcia Pinna)

 

 

 

Vendas de outubro dão sinal amargo aos sedãs no Brasil

 

Restando pouco mais de 24 horas para o fechamento do mês de outubro, as vendas de carros mostram alguns rumos para 2025. A disputa entre Fiat Strada e Volkswagen Polo pela liderança de mercado está mais acirrada do que nunca e, ao que parece, só terá uma definição em dezembro. Mas o que chama a atenção neste mês é o baixo rendimento dos sedãs: apenas quatro modelos aparecem entre os 25 mais vendidos na parcial até o dia 29.

 

O Fiat Cronos é o sedã mais acessível do País e, assim, aparece como o líder de vendas da categoria em outubro. Porém, ocupa apenas a 16ª colocação no ranking geral. O segundo modelo de três volumes mais emplacado no mês é o Chevrolet Onix Plus (20º), que, então, lidera as vendas do segmento com folga em 2024 – e dificilmente será ultrapassado até dezembro. Hyundai HB20 (23º) e Toyota Corolla (25º) fecham a lista preliminar.

 

Os tradicionais carros de três volumes, portanto, estão em queda. Mas os SUVs não param de crescer. Dessa forma, os utilitários esportivos dominam a lista de vendas no acumulado até o dia 29 de outubro, com 11 modelos entre os 25 mais emplacados. VW T-Cross (6º), Hyundai Creta (7º) e Chevrolet Tracker (8º) lideram a categoria na parcial de outubro, com o Nissan Kicks (10º) logo atrás. Em seguida, aparecem Honda HR-V (13º), Jeep Renegade (14º) e VW Nivus (15º).

 

Ranking: os 25 carros mais vendidos até 29 de outubro

 

Fiat Strada – 13.019

VW Polo – 12.608

Hyundai HB20 – 9.777

Fiat Argo – 8.324

Chevrolet Onix – 8.102

VW T-Cross – 7.896

Hyundai Creta – 6.248

Chevrolet Tracker – 6.103

Fiat Mobi – 5.813

Nissan Kicks – 5.767

VW Saveiro – 4.918

Fiat Toro – 4.891

Honda HR-V – 4.602

Jeep Renegade – 4.580

VW Nivus – 4.517

Fiat Cronos – 4.262

Toyota Corolla Cross – 4.225

Toyota Hilux – 4.203

Jeep Compass – 4.148

Chevrolet Onix Plus – 4.029

Fiat Fastback – 3.605

Caoa Chery Tiggo 7 – 3.478

Hyundai HB20S – 3.334

Ford Ranger – 3.298

Toyota Corolla – 3.293

*Fonte: Fenabrave

(Jornal do Carro/Diogo de Oliveira)

 

 

 

Faturamento global da Stellantis recua 27% no terceiro trimestre

 

A queda das vendas na América do Norte e Europa, seus dois principais polos consumidores, arrastaram para baixo as receitas da Stellantis no terceiro trimestre de 2024. Nesta quinta-feira, 31, a fabricante global informou ter obtido faturamento líquido de € 33 bilhões, 27% menor do que em igual período do ano passado.

 

Além das dificuldades enfrentadas por todas as montadoras com a estagnação e recuo dos principais mercados da Europa, a Stellantis também tem enfrentado dificuldades nos Estados Unidos com estoques elevados depois de aumentar os preços mais do que a concorrência no transcorrer do primeiro semestre.

 

A montadora vendeu no terceiro trimestre, globalmente, 1,1 milhão de veículos, 279 mil a menos ou 20% de recuo na comparação anual, mas espera alguma recuperação com a chegada de novos produtos até o fim do ano e o avanço das vendas de produtos recém-lançados.

 

O estoque total do grupo caiu 129 mil unidades entre o fim de setembro até 30 de outubro, para 1,33 milhão de unidades. O nível de estoque dos revendedores nos Estados Unidos já era 80 mil unidades menor do que no encerramento de junho e, calcula a montadora, deve estar 100 mil abaixo em 30 de novembro.

 

Em comunicado, a Stellantis justifica, junto com o esforço para reduzir o número de veículos nos pátios, estar vivenciando” período de transição de atualizações de produtos.

 

O planejamento para o ano é de quase duas dezenas de lançamentos em todo o mundo, alguns derivados da plataforma STLA multienergia, como o Alfa Romeo Junior, Citroën ë-C3 e Citroën Basalt, lançado na Índia e Brasil.

 

Na Europa, a empresa iniciou as vendas dos primeiros veículos elétricos da chinesa Leapmotor em mais de 200 concessionárias. Já estão disponíveis o C10, SUV do segmento D, e o compacto T03, com preço inferior a € 20 mil. (AutoIndústria)

 

 

 

Chevrolet Serviços Financeiros transforma o cenário de reparos automotivos no Brasil com a expansão nacional do Reparo Rápido

 

A Chevrolet Serviços Financeiros, em colaboração com a Assistia e apoio da Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet (Abrac), anuncia a expansão nacional do Reparo Rápido. A solução exclusiva, que começou com um lançamento regional, agora está expandindo sua cobertura pelo Brasil. Trata-se de uma assinatura para pequenos reparos automotivos, que vem redefinindo a maneira com a qual os proprietários de veículos lidam com danos comuns e mantêm seus veículos sempre como novos.

 

O Reparo Rápido Chevrolet consiste em uma assinatura exclusiva e combina uma variedade de serviços automotivos essenciais, todos em um único pacote. A assinatura abrange:

 

  • SuperMartelinho®: reparo de amassados de até 30 cm que não danifiquem a pintura da lataria;

  • Funilaria rápida: reparo de amassados de até 50 cm que apresentem danos na pintura da lataria ou para-choques;

  • Vidros automotivos: troca de para-brisas e vidros automotivos;

  • Faróis, lanternas e retrovisores: troca de faróis, lanternas e retrovisores externos, incluindo pneus, rodas e componentes de suspensão em incidentes com buracos e guias.

 

Com cobertura para cerca de 75% dos acidentes veiculares, que resultam em riscos, ralados e amassados, o Reparo Rápido Chevrolet oferece tranquilidade aos proprietários de veículos ao enfrentar situações cotidianas. Com custo a partir de R$ 1,27 por dia e vigência flexível de 1 a 3 anos, o serviço exclusivo elimina valores de coparticipação ou taxas adicionais, tornando a manutenção acessível e conveniente.

 

O produto é elegível para pessoas físicas com veículos novos de modelos elegíveis. O pagamento pode ser feito via boleto ou incluído no financiamento com a Chevrolet Serviços Financeiros, e o serviço estará disponível para aquisição até 30 dias após o faturamento do veículo. Respaldados pelo uso de peças genuínas GM e ACDelco, os reparos são realizados nas Concessionárias Chevrolet, garantindo a qualidade e a confiabilidade da execução.

 

“O Reparo Rápido Chevrolet está transformando a experiência do cliente ao preservar seu veículo. Proporcionamos soluções imediatas e sem custos adicionais na hora de usar. Com acionamentos simples, por telefone ou site, a assinatura é a opção ideal para manter os carros como novos e livres de imprevistos”, afirma Ligia Pavan, executiva de Marketing e Desenvolvimento de Produto da GM Financial Brasil.

 

Sobre a Chevrolet Serviços Financeiros

 

A Chevrolet Serviços Financeiros está entre os líderes de mercado de financiamento automotivo e faz parte da GM Financial, a subsidiária de financiamento cativo de propriedade integral da General Motors. Com operações no Brasil desde 1930, oferece soluções de financiamento, consórcio e seguros, com um portfólio de produtos inovadores e uma linha completa de alternativas para financiar e expandir os negócios dos concessionários.

 

Sobre a Assistia

 

A Assistia, líder mundial em serviços automotivos, com 29 anos de excelência no Brasil e uma presença em 39 países nos cinco continentes, é conhecida por sua expertise e qualidade em serviços automotivos. Com uma equipe global de 30.000 colaboradores, a empresa atende a mais de 18 milhões de clientes anualmente, ganhando destaque como referência internacional no setor. Sua reputação como o segundo maior comprador de vidros automotivos do mundo destaca a confiança depositada em seus serviços. (Garage Autos)

 

 

 

IVECO inaugura nova concessionária Torino em Rondonópolis (MT)

 

A IVECO deu mais um passo importante para reforçar o atendimento de vendas e pós-venda ao inaugurar a nova Concessionária Torino IVECO, que substitui a antiga unidade na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso.

 

A mudança faz parte do plano da marca para ampliar a capilaridade e a modernização da rede de atendimento ao cliente no Brasil. O evento de inauguração contou com a presença de executivos da IVECO, incluindo Márcio Querichelli, presidente da marca para a América Latina, e os diretores Carlos Fraga (Marketing), Bernardo Brandão (Serviços) e Marco Pacheco (Comercial), além dos empresários Artur Fittipaldi, Renata Cortese e Júlio Marcantônio, da Torino.

 

A nova localização foi escolhida por sua relevância na região do agronegócio brasileiro, setor que impulsiona o segmento de transportes no país. A IVECO oferece diferentes soluções para atender a todas as necessidades do agronegócio, desde a linha Daily – utilizada para transporte entre Ceasas e supermercados – até a linha Tector, ideal para trajetos intermunicipais de produtos agrícolas, e a linha S-Way, caminhão pesado especializado no transporte do campo para a cidade.

 

“A IVECO entende a importância do agronegócio, um dos motores da economia brasileira. Essa inauguração atende ao crescimento de 35% da demanda por veículos na região no período entre 2021 e 2024. Essa inauguração em Rondonópolis, que substitui a antiga concessionária, reforça a posição da IVECO dentro do segmento e demonstra mais uma vez nosso empenho em ampliar a rede de atendimento ao cliente, incluindo um pós-venda de excelência”, diz Marcio.

 

A nova Concessionária Torino IVECO conta com mais de 10.200 m², gerando cerca de 40 novos empregos na região e sendo quase duas vezes maior que a estrutura anterior. Um destaque importante é a utilização de energia 100% fotovoltaica na instalação. A Rede de Atendimento IVECO já cobre todo o território nacional, de norte a sul, nas principais rotas de transporte de cargas. (Coisas de Agora)

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