NOTÍCIAS DO DIA
15/07/2025
Farizon aposta em locação de veículos comerciais elétricos para acelerar expansão no Brasil
A Farizon, divisão de veículos comerciais do grupo chinês Geely, inicia suas operações no Brasil com uma estratégia centrada na locação para vencer as barreiras de entrada no mercado nacional. Representada pelo Grupo Timber — empresa ligada ao Grupo Rodoparaná —, a marca estreia com três modelos 100% elétricos para o transporte urbano de carga: duas vans e um caminhão leve de 8 toneladas.
O Grupo Timber estruturou uma operação baseada em preços competitivos e contratos de locação com valor residual zero. A empresa também já firmou parcerias com instituições financeiras para viabilizar as linhas de crédito que sustentam o modelo. “A locação elimina o risco do valor de revenda e reduz a barreira de entrada. Alguns negócios já estão engatilhados com grandes operadores e empresas de e-commerce”, afirma Rafael Ávila, especialista de produto do Grupo Timber, em entrevista ao Videocast Transporte Moderno, que vai ao ar em 31 de julho no canal do videocast do YouTube. Inscreva-se aqui.
O plano da empresa prevê a importação de 500 veículos até o final de 2025, com distribuição inicial a partir de centros operacionais em São Paulo e Curitiba (PR). Os veículos desembarcam pelo porto de Vitória (ES), onde a operação se beneficia de incentivos fiscais estaduais. As locadoras e operadores logísticos devem responder por mais da metade da demanda prevista.
Entre os três modelos trazidos ao Brasil, o maior volume de pedidos se concentra na van V6e para o uso urbano. O veículo tem autonomia de 250 quilômetros e manutenção programada a cada 30 mil quilômetros.
Escala global dá suporte à operação
A estratégia da Farizon no Brasil se apoia na estrutura global da Geely, que também controla marcas como Volvo Cars e tem presença consolidada em mercados da Europa, América Latina e Oriente Médio. Mesmo com a alta recente do frete internacional, a companhia afirma manter condições competitivas de exportação.
Além disso, a Geely tem investido em tecnologia e conectividade: em 2024, lançou 30 satélites próprios para apoiar a operação de veículos autônomos, reforçando sua aposta de longo prazo na eletrificação e digitalização do transporte.
O Grupo Timber reconhece que a entrada de uma nova marca, especialmente chinesa, exige superar resistências. A estratégia é apostar na experiência prática via locação, pós-venda estruturado, test drives e exposição nas ruas como ferramentas para construir confiança. “Estamos oferecendo um pacote completo — produto, atendimento e estrutura. A locação é a melhor forma de mostrar na prática o valor dessa proposta”, conclui Ávila. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)
Foton planeja dobrar produção no Brasil e lançar oito modelos até 2025
A Foton vem acelerando seus planos para se consolidar de vez no mercado brasileiro de veículos comerciais. Depois de iniciar sua operação no País priorizando modelos importados, a marca já começou a nacionalização de parte de seu portfólio. Assim já faz a montagem local de toda a linha Aumark e Auman.
Atualmente, a fábrica da Agrale, em Caxias do Sul (RS) monta de três a quatro caminhões por dia. Mas o número deve saltar para sete unidades diárias até dezembro.
Expansão de produtos e da rede
Além da nacionalização, a estratégia da fabricante chinesa inclui a expansão agressiva da rede de concessionárias. Conforme já publicado pelo Estradão, no momento, são 52 pontos ativos e outros 30 em fase de implantação ou negociação. Dessa forma, a meta da companhia é encerrar 2025 com pelo menos 82 concessionárias no Brasil, espalhadas por todas as capitais e cidades estratégicas das cinco regiões.
A rede será padronizada conforme o conceito global da marca. Ou seja, oferecendo serviços completos de venda, pós-venda e peças.
Ademais, outro pilar do crescimento da Foton no País é a ampliação do portfólio. A empresa opera hoje com seis modelos e deve chegar a oito até o fim do ano. Um dos produtos que deve chegar é o Wonder. O utilitário está em processo de homologação. Mas a marca não descarta mais uma novidade.
A montadora já trabalha também com estudos para introduzir modelos com PBT superior a 24 t e novas opções eletrificadas no segmento leve, de olho no crescimento da demanda. Sobretudo por caminhões para última milha e distribuição urbana.
Em entrevista, o diretor de operações da Foton no Brasil, Fábio Pontes revela que “a meta é montar sete veículos por dia até o fim de 2025. Em seguida, quase dobrar a capacidade em 2026”.
Avanço na montagem local
A Foton começou com produtos importados e agora avança na montagem local. Como está esse processo?
Começamos com o modelo 12 toneladas, que hoje já é montado no Brasil. Em seguida, foi o 3,5 toneladas, cuja produção iniciou no mês passado. Até o final de 2025, vamos nacionalizar toda a linha Aumark — que inclui os modelos 3,5, 7, 9, 12 t — e também a linha Auman de 17 t.
Os veículos chegam desmontados. Mas já aplicamos alguns componentes nacionais, numa montagem que gradativamente ganha mais conteúdo local.
Projeções
Quantos veículos a fábrica de Caxias do Sul produz hoje e qual a expectativa até o fim do ano?
Atualmente montamos entre três e quatro veículos por dia, em um turno. Até dezembro queremos chegar a sete veículos diários. E, para isso, já iniciamos estudos para ampliar a capacidade da linha. A expectativa é dobrar o volume de produção no próximo ano.
Esse aumento de produção já considera a chegada de novos produtos?
Sim. A Wonder, nossa van, está em fase final de homologação e deve chegar ao mercado este ano. Além disso, temos planos para mais um produto inédito até 2025. E já estudamos ampliar a oferta para modelos de 24 toneladas no Brasil, mercado muito forte e competitivo, onde pretendemos atuar em breve.
Mercado já tem o seu Foton preferido
O modelo de 12 toneladas é o atual carro-chefe. Quais aplicações esse modelo atende?
Ele tem ótima aceitação em licitações públicas e em empresas de distribuição urbana e intermunicipal. Mas a maior parte da demanda vem do setor público. Porém, já vemos grandes frotistas também utilizando o modelo para entregas de curta e média distância.
O Foton de 3,5 toneladas é o único da categoria com ADAS. Portanto, como está a aceitação do modelo?
Tem crescido muito, principalmente no segmento de última milha, porque permite condução com carteira B e tem boa capacidade. Também oferecemos uma versão equipada com tecnologias como câmera 360° e assistentes de faixa e frenagem, algo incomum para a categoria no Brasil.
Posição da Wonder no Brasil
A Wonder vai ser mais acessível que a concorrência? Qual o posicionamento?
Posso dizer que ela será competitiva, sim. Ainda não temos preço definido. Mas nossa proposta é oferecer mais espaço e versatilidade em relação ao Fiat Fiorino, por exemplo. Afinal, a Wonder chega nas versões furgão, baú e carga aberta etc. Ou seja, implementada para diversos usos, desde food trucks a veículos de serviço e transporte urbano.
Eletromobilidade
A eletrificação no Brasil avança em ritmo lento. Como a Foton enxerga esse mercado?
Na China, temos portfólio elétrico completo, do leve ao pesado. No Brasil, devemos continuar focados inicialmente no segmento leve. O pesado elétrico ainda enfrenta desafios de custo, homologação e infraestrutura. Para o futuro, já estudamos trazer novas versões do iBlue com facelift e eletrificação para nossa linha de caminhões urbanos.
Planos da rede à fábrica
Falando de rede, quantos pontos de venda a Foton tem hoje e qual a meta?
Hoje são mais de 52 concessionárias ativas e cerca de 30 em implantação ou negociação. A meta para este ano é chegar a 82 pontos. E em 2025, alcançar 100. Assim, devemos abrir mais 20 lojas no próximo ano. A rede será padronizada segundo o conceito global da Foton, com áreas de venda, bem como de serviços e peças. Além disso, queremos ter espaços específicos para veículos de leves a pesados considerando o aumento do nosso portfólio, mas também para atender o veículo da concorrência.
Vocês planejam futuramente uma planta própria no Brasil, quando?
No momento nosso foco está na montagem e localização dos produtos. Mas a possibilidade de uma planta existe. E está atrelada a um crescimento consistente de mercado e volume de vendas. Esse é um projeto para o médio prazo. (Estradão/Andrea Ramos)
VW abre portas da fábrica Anchieta para o público
Entusiastas da Volkswagen e interessados na história da indústria automotiva brasileira passaram a ter uma oportunidade interessante para ver de perto as atividades da fábrica Anchieta. Programa de Visita da Volkswagen abriu portas das instalações do ABC Paulista para o público em geral e, de maneira gratuita. Basta realizar cadastro e agendamento por site dedicado.
As visitas começam a partir de agosto, sempre às quintas-feiras e em dois horários: 8h30 e 13h. Os agendamentos podem ser individuais ou em grupo com turmas de 15 a 30 pessoas, mas somente para pessoas maiores de 18 anos.
A fabricante estabeleceu um circuito em torno de 2h30, no qual o visitante passa pelos principais pontos do processo de produção dos carros, como estamparia, armação da carroceria e montagem final. A visita também inclui passagem pela Garagem Volkswagen, local que reúne coleção de modelos clássicos da marca, de Kombi e fusca a SP1.
A fábrica Anchieta foi inaugurada em 1959, a primeira unidade industrial da empresa fora da Alemanha. Atualmente, saem das linhas de montagem os modelos Novo Nivus, Nivus GTS, Polo Track, Virtus e Saveiro. (AutoIndústria)
Grupo SADA adquire GreenCar e amplia atuação no mercado de veículos adaptados
O Grupo SADA, holding de logística e transporte de automóveis zero quilômetro da América Latina, concluiu a compra estratégica da GreenCar, empresa líder em conversões de veículos especiais. Na última quinta-feira (10.7), já integrada ao Grupo, a empresa entregou 46 unidades da Renault Master L2H2 transformadas em viaturas de suporte básico para o SAMU, destinadas ao Ministério da Saúde. Os veículos serão distribuídos em 40 cidades de 13 estados.
Segundo Ricardo Ramos, diretor da GreenCar e de Novos Negócios do Grupo SADA, a aquisição marca um avanço estratégico na diversificação das operações do Grupo e na expansão para um mercado em crescimento — que movimenta mais de R$ 1,6 bilhão em licitações, varejo e modificações veiculares, incluindo veículos pesados. “Com a GreenCar, o Grupo SADA busca reforçar sua posição na transformação do setor automotivo nacional e consolidar-se como um dos maiores ecossistemas integrados. Esta primeira entrega comprova que estamos no caminho certo”, afirma o executivo.
Fundada há 29 anos, a GreenCar possui duas fábricas — uma em São Paulo e outra em Sete Lagoas (MG) — e se destaca na conversão de veículos para diversos fins, atendendo principalmente empresas e órgãos públicos. É a única empresa de grande porte do ramo em Minas Gerais. Entre seus principais serviços estão a adaptação de viaturas policiais, ambulâncias, veículos de emergência, transporte escolar e acessível, edições especiais para eventos e frotas corporativas.
Ricardo Ramos destaca que a aquisição está alinhada à estratégia do Grupo SADA de agregar valor por meio da verticalização e da oferta de serviços complementares. A entrada no segmento de adaptação de veículos especiais representa um movimento estratégico para diversificar os negócios, aproveitando sinergias operacionais e logísticas já existentes.
Durante a entrega das ambulâncias, Aline Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência (Dahu) do Ministério da Saúde, destacou que, com essas unidades, 89% da população brasileira estará coberta pelo SAMU. “Parcerias com empresas como a GreenCar são essenciais para o Ministério, pois precisamos de fornecedores idôneos para converter veículos comuns em ambulâncias preparadas para **atendimentos de urgência”, afirmou.
Sinergia
A integração da GreenCar ao Grupo SADA promete ganhos significativos com as unidades já consolidadas, como o PDI (Pré-Entrega) — serviço de inspeção e preparo de veículos zero km —, AutoService e as áreas de Indústria, Serviços e Concessionárias. A expectativa é que essa combinação potencialize vantagens operacionais, tecnológicas e logísticas, especialmente pela localização estratégica da GreenCar em Minas Gerais.
“Além de fortalecer a cadeia de valor e ampliar nosso portfólio automotivo, essa aquisição nos posiciona em um segmento de alta demanda e impacto social, que inclui **adaptações para acessibilidade e mobilidade especial”, conclui Ricardo Ramos. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)
Rodobens reforça unidade de veículos comerciais com contratação de novo diretor
A Rodobens, maior rede de concessionárias da Mercedes-Benz no Brasil, anunciou a nomeação de José Antonio Reche como novo diretor da unidade de veículos comerciais. A chegada do executivo integra uma estratégia mais ampla da companhia para fortalecer sua atuação em um dos setores mais relevantes de seu portfólio.
Com mais de 35 anos de trajetória no setor automotivo, Reche construiu grande parte de sua carreira na própria Mercedes-Benz, onde ocupou cargos de liderança nas áreas de vendas e pós-venda. Mais recentemente, atuou como diretor na Grunner, empresa focada em soluções tecnológicas para o agronegócio. Sua nomeação é vista como um reforço à sinergia entre a Rodobens e a montadora alemã, considerada parceira estratégica de longa data da companhia.
A transição foi realizada ao longo de junho, em um processo estruturado de sucessão. Entre os principais objetivos do novo diretor estão a ampliação dos resultados, o fortalecimento da rede de concessionárias — que hoje soma 25 unidades — e a expansão das frentes comerciais da Rodobens em todo o território nacional.
Com sede em São José do Rio Preto (SP) e mais de 75 anos de atuação, a Rodobens opera um ecossistema que combina distribuição automotiva e soluções financeiras. A empresa conta com serviços de consórcio, seguros, crédito, leasing e locação, apoiados por uma rede própria de concessionárias das marcas Toyota, Mercedes-Benz (automóveis e comerciais) e Hyundai, além de atuação em canais digitais e parcerias estratégicas. (Transporte Moderno)
Viação Ouro e Prata investe R$ 1,5 milhão em solução de rastreamento da frota
A Viação Ouro e Prata passa a disponibilizar o rastreamento em tempo real da frota. Os passageiros poderão acompanhar, com precisão, onde está o ônibus ao longo da rota. O OPMaps é uma novidade exclusiva da Viação Ouro e Prata que funciona mesmo nos locais em que o sinal de celular não chega, as chamadas “áreas de sombra”.
Com a tecnologia via satélite, o passageiro pode acompanhar o trajeto do ônibus em tempo real pelo celular e também compartilhar a localização com outras pessoas. A empresa conectou vários sistemas — venda de passagens, escala, rastreamento e outras funcionalidades — e integrar tudo com o OPConecta, um sistema de internet via satélite a bordo.
O projeto, que está em desenvolvimento há mais de quatro anos, passou por diversos testes e foi totalmente integrado à grade operacional da empresa. Ao longo desse período, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão em diferentes frentes, incluindo a aquisição de equipamentos e a ampliação da infraestrutura de servidores para suportar a solução. A Ouro e Prata também destaca que conta com uma equipe dedicada que atua diretamente no Centro de Controle de Operações (CCO), acompanhando em tempo real todas as informações da frota por meio do sistema de telemetria e oferecendo todo o suporte necessário para manter o OPMaps sempre atualizado e em pleno funcionamento.
“A nova tecnologia nasce para solucionar um problema antigo do setor: a falta de informações em tempo real sobre a localização dos veículos. Com o OPMaps, o cenário muda. Ao acessar o site da Viação Ouro e Prata, o passageiro poderá inserir o número do seu bilhete e visualizar, imediatamente, a posição atual do ônibus no mapa. A atualização da localização é feita a cada 30 segundos, indicando de forma clara onde o veículo se encontra e sua proximidade da próxima parada de embarque ou desembarque”, explica Luzandro Tietbohl, gerente de TI da Ouro e Prata.
Dados seguros
O sistema é integrado com os sistemas de vendas de passagem da Ouro e Prata. A única informação que é solicitada para o passageiro para usar o novo serviço é o número do bilhete, isto é, o sistema não coleta dados sensíveis dos passageiros. Ele utiliza os dados coletados no momento da venda e são tratados de acordo com a Lei de Proteção de Dados (LGPD).
A solução conta com a ajuda da Zabbix e da GA4, soluções que já fazem parte da a estrutura de TI da Ouro e Prata. Hoje, 95% da frota está equipada com a solução e o planejamento é de que até final de julho todos os ônibus já estejam utilizando o OPMaps.
O serviço é gratuito para todos os passageiros que adquirirem passagens da Viação Ouro e Prata, e já está disponível em todas as rotas da empresa, nos 10 estados de atuação e em todos os mais de 400 destinos atendidos. (Portal Technibus)
IVECO amplia portfólio NEXPRO com foco em iluminação e filtragem para os caminhões da marca
A linha de peças IVECO NEXPRO passa a contar com dois importantes lançamentos: os itens de iluminação automotiva, para todo o portfólio da montadora, e o novo filtro de ar-condicionado (anti-pólen) para a linha Daily, Euro V e Euro VI. As novidades chegam ao mercado com a qualidade padrão da montadora, preços acessíveis e condições especiais de garantia.
Composta por mais de 20 novos produtos, entre iluminação externa e interna do caminhão, a linha de iluminação NEXPRO foi desenvolvida e testada por especialistas técnicos da IVECO, assegurando durabilidade e performance mesmo nas rotinas mais exigentes do transporte comercial. Os componentes atendem aos padrões de fábrica, oferecendo o melhor custo-benefício para transportadores e frotistas.
“O desenvolvimento desses itens levou em conta as necessidades reais do dia a dia nas estradas. Nosso objetivo é proporcionar confiabilidade com economia, mantendo o padrão de qualidade que o cliente IVECO já conhece”, destaca Simone Santana, gerente de Marketing de Produto de Peças da IVECO para a América Latina.
Outra novidade é o filtro de ar-condicionado NEXPRO para Daily, que complementa a Cesta de Manutenção da marca. Aplicável a veículos com tecnologia Euro V e Euro VI, o item garante maior proteção contra partículas finas e impurezas, melhorando a qualidade do ar na cabine e promovendo mais conforto e saúde aos ocupantes.
“Esse lançamento reforça nosso compromisso com soluções completas para os nossos clientes. Oferecemos componentes que realmente fazem a diferença no desempenho e na experiência de condução dos veículos”, completa Simone.
Com as novas adições, a IVECO fortalece ainda mais a proposta da linha NEXPRO que é entregar peças de alta performance com excelente relação custo-benefício, alinhadas às exigências de segurança e eficiência do setor de transporte.
Em 2024, a IVECO alcançou a marca de 1.000 itens na linha NEXPRO e projeta expansão neste ano para atender às crescentes demandas dos clientes, reforçando assim seu posicionamento no mercado. Destaque para peças de reposição, acessórios, baterias, lubrificantes, linha de limpeza, reservatórios, itens de manutenção e carregador de bateria para veículos elétricos. (Truck & Bus Builder América do Sul)
Mercedes-Benz recupera terreno entre as marcas premium
O segmento dos chamados automóveis premium segue em 2025 sem solavancos e até mesmo em ritmo de crescimento pouco acima da média do mercado de veículos de passeio.
Considerando as cinco marcas mais negociadas no primeiro semestre — BMW, Volvo, Mercedes-Benz, Audi e Porsche —, a evolução foi de 5,5% frente a igual período do ano passado, enquanto o segmento total de automóveis cresceu somente 3,5%.
Ainda que com estabilidade frente ao primeiro semestre de 2024, a BMW segue tranquila na liderança, com 7,6 mil unidades licenciadas. Muito à frente da segunda colocada Volvo, que negociou quase 4,5 mil veículos.
Dificilmente, portanto, a marca alemã não encerrará 2025 como líder do segmento, mais uma vez. Se confirmado, será o sétimo ano consecutivo. E, melhor, com a perspectiva de bater seu recorde histórico no País novamente.
Caso consiga melhorar um pouco mais suas vendas entre julho e dezembro, poderá superar os 16,2 mil veículos alcançados em 2024, o maior volume até hoje.
Dentre as cinco concorrentes, a Mercedes-Benz é a que mais tem evoluído nas vendas de 2025. E de maneira que chama a atenção. Se vendeu 2.770 unidades no primeiro semestre do ano passado, fechou os seis primeiros meses deste ano com 4.185 licenciamentos, um salto da ordem de 50%.
Com esse resultado, deixou a “lanterna” do quinteto para figurar agora terceira posição e muito próxima da Volvo, que aumentou em 8% os emplacamentos, para 4.475.
Com somente 2.390 automóveis comercializados, a Audi ocupa agora o quinto posto. Junto com a Porsche, que encolheu 7% na comparação anual — de 3.034 para 2.811 unidades —, puxou a média do segmento para baixo ao registrar expressivo recuo de 14%.
Em 2024, a Audi também finalizou o ano na quinta colocação, com somente 5,9 mil veículos negociados. Com uma série de lançamentos recentes, entretanto, a marca tentará reverter, neste restante de ano, o declínio do primeiro semestre.
O último foi a mais nova geração do sedã A5, que, na prática, substitui o A4 na linha oferecida no Brasil e que vendeu somente 102 unidades de janeiro a junho.
Apresentada na semana passada, sua única versão Performance S edition quattro, custa R$ 380 mil, ainda em regime de pré-venda, com as primeiras unidades previstas para chegar às mãos dos consumidores somente em setembro.
A Audi, porém, informa que o valor é “especial” para o lançamento, o que significa que deve ser elevado nas próximas semanas.
O novo A5 tem tração integral e motor 2.0 turbo que desenvolve de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 s. A velocidade máxima é limitada a 210 km/h. (AutoIndústria/George Guimarães)
Fiat antecipa reduções de IPI do Carro Sustentável em ação comercial
Líder de vendas no mercado nacional nos últimos 5 anos consecutivos, a Fiat é uma das marcas participantes do Carro Sustentável, programa do Governo Federal que promoverá a isenção do IPI em veículos compactos fabricados no Brasil com alta eficiência energética e ambiental.
Antecipando o IPI zero do novo programa, a Fiat, que sempre foi sinônimo de pioneirismo e inovação, acaba de anunciar nacionalmente a campanha digital Grande Chance Fiat. Além de repassar integralmente os descontos da alíquota, ainda traz incentivos exclusivos para os clientes da marca, oferecendo Mobi Like, Mobi Trekking e Argo Drive 1.0 MT em condições imperdíveis.
Um dos 10 carros mais vendidos no Brasil no primeiro semestre deste ano, o Fiat Mobi recebeu isenção total de IPI e mais de 13% de incentivo com a campanha Grande Chance Fiat. Dessa forma, a versão Like ficou R$13.000,00 mais barata. Já a versão Trekking do Mobi, com seu visual único, passou a custar R$ 73.290,00, um ganho no bolso do consumidor superior a R$ 9.000,00.
Sucesso de mercado desde seu lançamento, com mais de 550 mil unidades vendidas, o Fiat Argo passou a custar R$ 86.990 em sua versão Drive 1.0 MT, uma redução de R$ 8.000 para quem comprar o carro dentro da campanha.
Confira como ficaram os preços sugeridos:
– Mobi Like: de R$ 80.990,00 por R$ 67.990,00
– Mobi Trekking: de R$ 82.990,00 por R$ 73.290,00
– Argo Drive 1.0 MT: de R$ 94.990,00 por R$ 86.990,00
Válida para todo o território nacional, nas mais de 510 concessionárias da marca, a campanha digital nacional inicia hoje (11/07/25) e vai até o final do mês de julho (31/07/25). Para saber mais sobre a promoção, consulte condições e preços praticados pela loja em cada região no site https://ofertas.fiat.com.br/ e/ou em uma concessionária Fiat participante. Para mais informações, os clientes podem entrar em contato com a central de relacionamento: 0800 707 1000. (Motor Mais)
Com IPI zero, Hyundai reduz preço do HB20 Confort
A Volkswagen saiu na frenta já na quinta-feira, 10, e logo na sequência Renault e Fiat divulgaram os novos preços de seus compactos com IPI Zero, fruto da modalidade Carro Sustentável que integra o decŕeto 12.549 que instituiu o esperado IPI Verde, previsto no Mover, Mobilidade Verde e Inovação, divulgado no final de 2023.
Nesta segunda-feira, 14, foi a vez de Hyundai e General Motors se manifestarem sobre a isenção de IPI para seus modelos produzidos no Brasil com baixa emissão CO₂ e com mais de 80% de materiais recicláveis, dentre outros critérios estabelecidos pelo governo federal.
Conforme havia antecipado o AutoIndústria, a lista com modelos da Renault, Volkswagem, Hyundai, General Motors e Stellantis (Fiat) foi confimada pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na noite de sexta-feira, 11.
Pelos critérios estabelecidos no programa Carro Sustentável, foram contempladas no caso da Hyundai as versões Comfort e Limited, equipadas com motorização 1.0 e câmbio manual, dos modelos HB20 e HB20S. Os preços divulgados pela montadora nesta segunda-feira, 14, valem até o dia 6 de agosto.
A nova tabela contempla redução de R$ 11,8 mil no caso da versão Comfort do HB20 2025/2026, cujo preço baixou de R$ 95.790 para R$ 83.990, e de R$ 12 mil na configuração Limited, que passou de R$ 99.990 para R$ 87.990.
As respectivas versões do sedã HB20S tiveram preços reduzidos, pela ordem, de R$ 103.010 para R$ 93.990 e de R$ 106.490 para R$ 99.490.
A General Motors, por sua vez, informa que no caso da linha 2025, que ainda tem estoque na rede, os preços foram reduzidos em até R$ 10 mil com o deconto de IPI vigente desde a semana passada e as condições exclusivas da promoção Outlet Chevrolet.
Com relação à nova geração do Onix lançada na semana passada os preços informados foram os seguintes:
Onix (hatch)
1.0 MT 2026 – R$ 102.990
1.0 MT 100 Anos 2026 – R$ 104.990
1.0 Turbo MT 2026 – R$ 107.990
Onix 1.0 Turbo AT 2026 – R$ 112.990
Onix LT 1.0 Turbo 2026 – R$ 118.290
LTZ 1.0 Turbo 2026 – R$ 123.490
Onix Plus (sedã)
1.0MT – R$ 106.790
TURBO MT – R$ 113.990
AT – R$ 118.990
LT TURBO AT – R$123.790
LTZ TURBO AT – R$ 129.990
(AutoIndústria)
Stellantis encerra iniciativas com hidrogênio no Reino Unido
A Stellantis decidiu abandonar seus projetos ligados a tecnologia de hidrogênio no Reino Unido. Segundo Fedele Ragusa, diretor sênior de produtos da Stellantis, a falta de apoio governamental em infraestrutura e incentivos fiscais motivou a mudança de rumo. “Não é o momento certo para promover o hidrogênio. Não há investimento em incentivos e infraestrutura, então não estamos promovendo isso comercialmente”. Esclareceu o diretor.
A empresa mantinha diversas iniciativas em desenvolvimento na área de propulsão a hidrogênio, algumas delas apresentadas em grandes eventos do setor automotivo nos últimos anos. A mudança faz parte de uma revisão mais ampla da estratégia global de descarbonização, que agora se afastou da meta de atingir 100% de emissão zero até 2030, introduzida pelo ex-CEO Carlos Tavares. Em vez disso, a Stellantis está se concentrando em uma estratégia multienergética que reúne motores totalmente elétricos e de combustão interna, além de “algo no meio”, de acordo com Ragusa. “Ainda não estamos prontos, mas é uma mudança em relação ao passado”, disse Ragusa. “Achamos que a hibridização é uma boa opção. No caso dos veículos elétricos a bateria (BEV), temos uma combinação de prioridades: eficiência da célula, leveza e densidade energética são prioridades. O carregamento rápido é importante, mas não é como os carros, porque as vans voltam ao composto.”
Ainda em maio de 2024, o grupo havia anunciado planos ambiciosos de “fabricar 100 mil veículos movidos a hidrogênio até 2030”. No entanto, a retirada do Reino Unido desse segmento indica uma revisão nas prioridades da montadora no cenário internacional. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)
Daimler Truck celebra produção de 850 mil caminhões em fábrica dos EUA
Em atividade desde 1989, a fábrica da Daimler Truck North America (DTNA) em Cleveland, nos Estados Unidos, alcançou neste mês o marco de 850 mil caminhões produzidos. O modelo histórico, um modelo vocacional Western Star 47X, foi entregue ao Alamo Group, fabricante norte-americano de equipamentos de remoção de neve e gelo.
“Desenvolvemos o Western Star 47X especificamente para aplicações exigentes, como o gerenciamento de neve e gelo. É sempre emocionante ver esses caminhões em campo, enfrentando os trabalhos difíceis para os quais realmente foram feitos”, afirmou David Carson, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da DTNA.
De acordo com a Daimler Truck, a Western Star, especializada em caminhões vocacionais, é atualmente a divisão da DNTA que mais cresce nos EUA. Outras marcas do grupo no país incluem a Freightliner, Thomas Built Buses e a Detroit Diesel.
Fábrica da DNTA tem trabalho artesanal e não gera resíduos
A fábrica em Cleveland é um dos nove locais de produção DTNA nos EUA, sendo a maior linha de produção de caminhões pesados da empresa no país, com 111.111 metros quadrados em 78 hectares. Atualmente, a instalação monta os caminhões Freightliner Cascadia e os Western Star 47X e 49X.
Segundo a DTNA, a planta do estado da Carolina do Norte combina métodos de produção avançados, com robôs, mas também mantém etapas de montagem artesanais. Além disso, a fábrica em Cleveland opera com zero resíduos de aterro.
“Atingir 850.000 caminhões é uma prova da dedicação da nossa equipe de Cleveland e da força dos nossos processos de fabricação”, disse Jeff Allen, vice-presidente sênior de operações e veículos especiais da DTNA. (Estradão)