FORD, SHILOH INDUSTRIES, GM, TOYOTA, BASF, NEMAK E MCMASTER UNIVERSITY OS VENCEDORES DO 10º PRÊMIO..

FORD, SHILOH INDUSTRIES, GM, TOYOTA, BASF, NEMAK E MCMASTER UNIVERSITY OS VENCEDORES DO 10º PRÊMIO ALTAIR ENLIGHTEN DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA


Produtos, tecnologias e processos inovadores reduzem a pegada de carbono rumo a zero emissões


Altair (Nasdaq: ALTR), líder global em ciência computacional e inteligência artificial (IA), anunciou os vencedores do 10º prêmio anual Altair Enlighten. Apresentado em associação com o Center for Automotive Research (CAR), o Prêmio Altair Enlighten destaca os maiores avanços em sustentabilidade e redução de peso da indústria automobilística mundial que diminuem com sucesso a pegada de carbono, mitigam o consumo de água e energia e alavancam os esforços de reutilização e reciclagem de materiais.


“O calibre dos indicados para o Prêmio Altair Enlighten deste ano foi incomparável e é uma verdadeira prova dos investimentos que a indústria automotiva está fazendo para atingir – e até mesmo superar – as metas globais de sustentabilidade”, disse Richard Yen, vice-presidente sênior de produto e estratégia da Altair. “À medida que comemoramos nosso décimo ano e avaliamos centenas de cases inscritos ao longo dos anos, vimos a evolução que o prêmio proporciona para as iniciativas de redução de peso de veículos para empresas totalmente envolvidas com a sustentabilidade e o compromisso de construir um ambiente de zero emissões e que faz a economia circular”.


"Os vencedores do Prêmio Enlighten 2022 demonstraram os grandes avanços que a indústria automotiva fez na criação de produtos mais sustentáveis", disse Carla Bailo, presidente e CEO do Centro de Pesquisa Automotiva. "A colaboração com a Altair nos últimos dez anos nos permitiu mostrar em um cenário global as abordagens mais exclusivas e comprovadas do setor automotivo para atender às metas de redução de peso e sustentabilidade.”


Relação completa de todas as organizações vencedoras, vice-campeãs e menções honrosas nas cinco categorias do Prêmio Altair Enlighten:


Sustainable Product - Produto Sustentável


• Vencedor: Ford Motor Company – 2022 F-150 Lightning


A picape Ford F-150 Lighting 2022 com uma bateria de alcance estendido proporciona até 580 cavalos de potência e 1.050 Nm (775 lb.-ft.) de torque – o maior oferecido pelo modelo em todos os tempos – bem como um porta-malas dianteiro de alta tecnologia e o de maior capacidade entre todas as picapes totalmente elétricas do mercado. A F-150 Lightning é alimentada por dois motores internos com até 515 quilômetros de autonomia e é construída em uma estrutura de aço totalmente nova que suporta carga útil máxima de 1.000 kg (2.235 libras) e até 4.500 kg (10.000 libras) de capacidade de reboque.


• Vice-campeão: Lacks Enterprises – Tecnologia de Rodas de compósitos


A tecnologia inovadora de rodas de compósitos mais leves da Lacks Enterprises é reconhecida em um relatório conjunto da Agência de Proteção Ambiental (EPA) e da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) intitulado “Avaliação Intermediária de Padrões de Emissão de Gases de Efeito Estufa de Veículos Comerciais Leves e Média Corporativa de Economia de Combustível (CAFE) para os modelos ano 2022-2025.” O design patenteado da roda permite vários acabamentos e estilos na mesma estrutura, oferecendo maior diferenciação em acabamento, economizando custos e otimizando a aerodinâmica e a eficiência de combustível.


Sustainable Process - Processo Sustentável


• Vencedor: Nemak – Materiais Reciclados para Fabricação e Produto Sustentáveis


O Centro de Fusão da Nemak é especializado na produção de ligas de alumínio-silício para a indústria automotiva. Reciclando 2,5 bilhões de latas de alumínio por ano, a Nemak contribui para um processo de fabricação mais sustentável. Com capacidade de reciclagem de mais de 400 mil toneladas por ano, o processo diminui em 95% a quantidade de energia necessária para extrair alumínio primário, eliminando assim 4,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.


• Vice-campeão: ArcelorMittal – Primeiro Teste Industrial em grande escala de Ferro Reduzido Direto de Hidrogênio (Teste H2 DRI)


A ArcelorMittal lançou o primeiro teste verde em larga escala de injeção à base de hidrogênio em uma planta DRI (Direct Reduced Iron). Por meio de um plano de investimento de US$ 10 bilhões, este marco impulsionará o futuro fornecimento em larga escala de aço verde para fabricantes de equipamentos originais automotivos.


Sustainable Material - Material Sustentável


• Vencedor: Ford Motor Company – Plástico Oceânico 100% Reciclado Pós-Consumo (PCR) e Grampos de fixação


A Ford implementou a primeira aplicação da indústria de plástico oceânico 100% PCR em peças de veículos. A composição material dessas peças é coletada por trabalhadores de resíduos plásticos no Oceano Índico e no Mar Arábico, promovendo uma vida marinha mais saudável, reduzindo o lixo em aterros e o uso de energia, e gerando empregos.


• Vice-campeão: Nucor Corporation – Econiq™, o primeiro aço carbono em escala de emissão zero do mundo


Com o primeiro aço carbono de emissão zero do mundo produzido em escala, a Nucor Corporation é pioneira na redução da pegada de carbono de um veículo sem alterar o design ou a seleção de grau. Hoje, o Econiq está disponível para todas as empresas automotivas, tem uma porcentagem muito alta de conteúdo reciclado e é o único aço líquido zero produzido em escala na América do Norte.


Enabling Technology - Possibilitando tecnologia


• Vencedor: Shiloh Industries, General Motors – ShilohCore Acoustic Patch Laminate (APL)


O desempenho na redução dos níveis de NVH (Ruído, vibração e aspereza) do APL funciona de forma comparável a um material totalmente laminado utilizado em veículo, mas com redução de peso, emissões de carbono e custos. O desempenho na redução do NVH do ShilohCore patenteado pode ser adaptado para atingir as faixas de temperatura e frequências desejadas, mantendo a eficiência de combustível do veículo e reduzindo o uso de matéria-prima.


• Vice-campeão: Bionic Mesh Design GmbH – Bionic Mesh Design


A Bionic Mesh Design GmbH refinou e redefiniu o design leve para fundição em massa e produções de forjamento. Esses projetos leves são alcançados pela transformação direta da topologia em modelos CAD, com ênfase nos processos de produção. Ao exigir 90% menos tempo de projeto do que os processos de modelagem de sólidos padrão, o Bionic Mesh Design ajuda as montadoras de veículos e fornecedores automotivos a colocar seus produtos no mercado mais rapidamente.


• Vice-campeão: Human Horizons - Cabine Traseira de Fundição Integrada de Alta Pressão (HPDC)


A Human Horizons incorporou fundição de alta pressão e material de tratamento sem calor na fabricação de sua cabine traseira, resultando em uma redução de peso de até 20%. A HPDC Rear Cabin integrou 40 peças do piso traseiro em apenas uma, reduzindo assim o tempo de fabricação e desenvolvimento de moldes em um terço.


Future of Lightweighting - Futuro da redução de peso


• Vencedor: Universidade McMaster e Nemak – NemAlloy™, Novas Ligas leves de Alumínio Automotivo


Uma nova liga leve de fundição de alumínio de alta resistência que atende às necessidades de componentes estruturais automotivos sem a necessidade de tratamento térmico. Devido às suas vantagens de redução de peso e eliminação do tratamento térmico, Nemalloy™ é uma solução totalmente reciclável que pode ajudar as empresas a transformar a maneira como fabricam e criar um caminho para emissões líquidas zero.


• Vice-campeão: Adient - Banco UltraThin


A Adient construiu assentos automotivos ultrafinos e reforçados feitos de painéis de elastômeros termoplásticos confortáveis. O design do UltraThin não apenas economiza espaço e massa, mas também mão de obra, tempo gasto na montagem e contagem de materiais e peças.


• Vice-campeão: Yanfeng – Integração do Painel de Instrumentos e Air Bag do Passageiro (IP PAB)A


A integração do IP PAB combina a carcaça do módulo do painel central e do airbag do passageiro em uma parte, reduz custos e cria sinergias no processo de desenvolvimento. Por meio da substituição de materiais e economia de peso em 23%, o sistema reduz a pegada de carbono do produto em 50%.


• Menção honrosa: AMC, csi entwicklungstechnik, DITF, BMW M – NaMiKo Biobased Automotive Center Console


Com o objetivo de desenvolver um produto leve e de pegada zero, a equipe NaMiKo-Project combinou sustentabilidade, análise metódica do ciclo de vida e design leve para fabricar um console central automotivo usando o processo de enrolamento de filamento “NFK em 3D” coberto com “têxteis inteligentes” circulares” e compósitos de fibra natural de base biológica.


Module Lightweighting - Módulo de redução de peso


• Vencedor: BASF Corp., Toyota e L&L Products – Toyota Tundra Estrutura do banco da segunda fileira


Ao substituir mais de 60 peças de aço estampadas e soldadas por apenas quatro peças de compósitos no conjunto do banco, o Toyota Tundra reduz exponencialmente a estrutura do banco traseiro da segunda fileira. Essas mudanças na produção resultaram em reduções de massa de 20% e alcançaram uma economia de custos de 20% em relação à estrutura de assento de aço das gerações anteriores.


• Vice-campeão: Grupo Bocar – Painel traseiro Toyota Tundra


O painel traseiro Toyota Tundra – Bocar Lightweight Design é o primeiro de seu tipo de aplicação estrutural externa de classe visual "A" fundida sob pressão. Alcança uma mobilidade mais sustentável, economizando 4,4 kg (9,7 lbs.) na massa do veículo e 78,9 kg (173,9 lbs.) nas emissões de CO2 por veículo por ano.


O design leve Bocar do painel traseiro da Toyota Tundra é o primeiro de seu tipo com uma aplicação estrutural externa visual de classe “A” fundida sob pressão. Alcançando uma mobilidade mais sustentável, esta seção traseira do veículo reduz 4,4 kg (9,7 lbs.) de massa por veículo e 78,9 kg em emissões de carbono por veículo por ano.


Os vencedores do Enlighten Award foram anunciados em cerimônia de premiação no CAR Management Briefing Seminars em 2 de agosto de 2022 às 8h ET. Para participar do evento, visite https://www.cargroup.org/mbs/. Para obter mais informações sobre o Prêmio Enlighten, visite https://www.altair.com/enlighten-award/.


Os parceiros de mídia do Prêmio Altair Enlighten 2022 incluem SAE, Automotive Engineering, Tech Briefs e Automobil Industrie.


Sobre Altair


A Altair é líder global em ciência computacional e inteligência artificial (IA) que fornece software e soluções em nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que organizações de todos os setores concorram de forma mais eficaz e conduzam decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado – tudo isso enquanto cria um futuro mais verde e sustentável. Para mais informações, visite https://www.altair.com/.


Crédito da imagem: Divulgação Altair


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square