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METRA AMPLIA INVESTIMENTOS PARA MODERNIZAÇÃO DO PAVIMENTO DO CORREDOR ABD


Empresa vem fazendo a substituição gradativa das placas de concreto de todo o trecho


A concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD, ampliou nos últimos três anos, os investimentos para manutenção e qualificação do pavimento com novas placas desenvolvidas especialmente para as características operacionais de todo o percurso, com maior demanda de veículos pesados. As antigas placas de concreto simples vêm sendo substituídas por peças de concreto armado, mais resistentes e que podem durar além de 20 anos - em média quatro vezes mais que as convencionais, que têm vida útil de aproximadamente cinco anos.


Segundo o gerente de engenharia e infraestrutura da Metra, Braga Neto, por mês estão sendo substituídas de 80 a 100 placas, o que representa investimento mensal de cerca de R$ 600 mil chegando ao valor de aproximadamente R$ 7 milhões anuais. “As placas foram desenvolvidas com base em um estudo, realizado pela LPE Engenharia, uma das maiores empresas neste setor, especializada em pavimentos e pisos industriais. A concepção da estrutura e do material das novas placas tem como base os dados de operação do Corredor ABD e do tráfego dos nossos veículos. Isso aumenta a durabilidade do pavimento, com reflexo direto na segurança e no conforto dos passageiros e motoristas”, enfatiza.


Com uma “armação” de aço no seu interior as placas são mais resistentes, o que permite que sejam utilizadas em toda a parte segregada do corredor e previne possíveis problemas em decorrência das diferentes características e tipos de solo existentes. “Usamos cálculos com base na carga dinâmica para um trabalho personalizado, pois uma coisa é saber o peso do ônibus, outra completamente diferente é ter noção dos efeitos do deslocamento deste peso no piso e no solo. O Corredor ABD tem 33 quilômetros e cruza diversas regiões da Grande São Paulo, com grandes diferenças na composição do solo. A armação de aço dá mais resistência ao concreto para atender essas variações”, explica Braga Neto.


Próximo às paradas, onde o ônibus trafega em velocidade reduzida e também é acionado o freio, a carga é maior, o que exige mais da pavimentação. Também existem trechos do corredor de maior circulação de veículos ou ainda com mais passageiros. “Tudo isso interage e interfere na vida útil daquela área especifica do trajeto”, destaca Braga Neto.


Entre os dados que foram utilizados para determinar o pavimento ideal destacam-se o peso dos ônibus, as áreas de frenagem e a frequência de cada tipo de veículo em cada trecho do corredor. “Há diferentes modelos de ônibus e trólebus, cujos PBT – Peso Bruto Total - podem variar entre 17 toneladas e 32 toneladas, dos convencionais até os superaticulados”.


Menos manutenção e reparos


Um dos principais focos da Metra para oferecer serviço de elevado padrão de qualidade é justamente o investimento para manutenção e modernização do pavimento das vias. A tecnologia utilizada nas placas aumenta a resistência ao peso e carga dinâmica dos veículos e faz com que o trajeto seja, para o passageiro, mais agradável e sem solavancos, e para os motoristas e cobradores, menos desgastante. Além disso, reduzem a necessidade de interdições nas vias para manutenção e reparos.


Desde 2014 as novas placas de concreto armado são utilizadas na substituição gradativa do pavimento antigo. Como o Corredor ABD possui aproximadamente 14.500 placas de concreto em seu pavimento, o processo de troca se estenderá até 2024.


A tecnologia e os investimentos realizados na pavimentação do Corredor ABD são destaques da série de vídeos “Por Dentro da Metra”, que será veiculado hoje, dia 4 de agosto, nos canais do Facebook e YouTube da operadora.


Os passageiros podem acompanhar toda a série nas páginas oficiais da Metra no Facebook - https://www.facebook.com/MetraTransportes/ - e YouTube.


Sobre a Metra


A Metra, empresa de ônibus que opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara que liga as Zonas Leste e Sul e sua extensão Diadema – Brooklin, completou, em maio, 20 anos de atividades. Foi a primeira concessionária de transporte do Governo do Estado de São Paulo.


A Metra é uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de Transportes Auto Viação ABC, referência mundial, e possui uma frota modelo, com cerca de 270 veículos com tecnologias sustentáveis, como os Trólebus e o Elétrico Puro que não emitem CO2 e os veículos Elétricos Híbridos com baixa emissão de CO2.


Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage (http://www.metra.com.br).


Crédito das imagens: Daniela Reis



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