top of page

COMEÇAM OS TRABALHOS DO [E] LAB – EXPERIMENTOS EM TRANSPORTES NA EMTU/METRA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

No novo laboratório de pesquisa serão desenvolvidas soluções em gestão e serviços do transporte metropolitano


Na próxima segunda-feira, dia 3 de julho, será inaugurado na unidade da EMTU/Metra de São Bernardo do Campo, o [E] LAB – Experimentos em Transportes, um laboratório de pesquisa voltado à busca de soluções para a eficiência do transporte metropolitano por ônibus.


Os primeiros a utilizar este laboratório serão os finalistas da 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra, a maratona tecnológica ocorrida no último mês de março. Nela foram selecionadas as propostas de três equipes, do total de 10 inscritas, que tiveram seus trabalhos apresentados na Semana UITP América Latina.

As equipes terão seis meses para concluir as ideias propostas no evento que incluem melhorias na gestão dos serviços prestados aos usuários do transporte metropolitano, como a automatização da programação dos roteiros para o Serviço Ligado que atende os estudantes com deficiência. Outra solução proposta foi a criação de um aplicativo para o aprimoramento das informações aos clientes dos serviços com base na comunicação entre os usuários.


A utilização do celular como forma de otimizar a distribuição de passageiros no transporte metropolitano de ônibus também é outra ferramenta que será desenvolvida no [E] LAB – Experimentos em Transportes. Uma quarta equipe foi convidada para utilizar o laboratório no trabalho de desenvolvimento de um aplicativo voltado para a melhoria operacional do Corredor Metropolitano ABD operado pela Concessionária Metra.


O novo espaço, que contará com 16 técnicos e especialistas da EMTU/Metra para decisões da área, estará disponível também para os colaboradores das empresas operadoras, dos municípios das regiões metropolitanas e universidades que queiram desenvolver projetos inovadores e criativos para o transporte metropolitano. Funcionará das 7h às 23 horas nos dias úteis e das 9h às 18 horas nos finais de semana e feriados.


Sobre a Metra


A Metra, empresa de ônibus que opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara que liga as Zonas Leste e Sul e sua extensão Diadema – Brooklin, completa este mês 20 anos de atividades. Foi a primeira concessionária de transporte do Governo do Estado de São Paulo.


A Metra é uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de Transportes Auto Viação ABC, referência mundial, e possui uma frota modelo, com cerca de 270 veículos com tecnologias sustentáveis, como os Trólebus e o Elétrico Puro que não emitem CO2 e os veículos Elétricos Híbridos com baixa emissão de CO2.


Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage (http://www.metra.com.br).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page