top of page

NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, METRA REFORÇA AÇÕES DE PRESERVAÇÃO E USO RACIONAL


Em 10 anos, foram mais de 100 milhões de litros poupados


A sustentabilidade e a preservação ambiental e dos recursos naturais fazem parte da filosofia da Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD. Na semana do Dia Mundial da Água, a empresa reforça suas ações voltadas para o sistema de reuso de água que proporcionam economia anual de 10 milhões de litros, o equivalente a aproximadamente quatro piscinas olímpicas, com 50 metros de comprimento e 25 de largura, ou 10 mil caixas de água residenciais com mil litros cada.


Com foco na sustentabilidade, no meio ambiente e em razão da limitação e escassez hídrica, desde 2008 a Metra implementou o projeto de reciclagem da água por intermédio do sistema de reuso, visando a conservação desse recurso natural. De acordo com a sua política de preservação ambiental e de responsabilidade empresarial, a empresa passou a utilizar água potável proveniente da SABESP somente para consumo humano e aplicação nos vestiários e banheiros (chuveiros, torneiras das pias e descargas sanitárias).


Para as atividades de lavagem dos seus 280 ônibus e trólebus, de peças, áreas dos corredores e calçadas da empresa e também dos pontos e terminais, a Metra utiliza água de reuso por intermédio do sistema de reciclagem. Para essas operações, usa detergentes e materiais biodegradáveis que não agridem o meio ambiente.


Toda a água utilizada nessas operações é segregada e direcionada para a estação de tratamento de efluentes da empresa ETE, onde são realizados os processos físico e químico com avançados equipamentos. Esse tratamento permite que a água seja sempre utilizada nas diferentes aplicações, como lavagem dos ônibus, calçadas da sede da empresa, dos pontos e terminais e da estrutura dos corredores, por intermédio do sistema de reuso ou reciclagem. Para ainda maior eficiência e redução do consumo nas operações da Metra também toda a água da chuva captada nas calhas de estruturas da empresa é encaminhada para a estação de efluentes para tratamento.


O sistema de reuso traz diversas vantagens não somente para a Metra, mas para toda a sociedade. Por ser um importante usuário de água, é fundamental que o setor industrial tenha o seu desenvolvimento de forma sustentável, adotando práticas como o uso racional e eficiente. Para a empresa, é de suma importância que a água possa ser reutilizada, no próprio processo e em outras atividades. Com a implantação de algumas dessas práticas é possível reduzir os custos financeiros e manter o comprometimento com as questões ambientais e sociais.


Além do sistema de reuso da água, a Metra desenvolve outras boas práticas ambientais, como coleta seletiva, canecas retornáveis e gerenciamento de resíduos sólidos de forma ambientalmente correta, com respeito aos padrões do projeto dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), além de compostagem das podas de árvores dos jardins do corredor de trânsito dos ônibus (transformação do resíduo verde em adubo orgânico) e plantio de árvores, entre outras ações de preservação ambiental.


A Metra


A Metra Transportes é uma empresa privada, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997. Com serviço diferenciado, de padrão de qualidade entre os melhores do mundo, atua com foco na sustentabilidade e na preservação ambiental com diferentes ações como o plantio de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor ABD. Com esse projeto, chamado de Corredor Verde, de 2008 até hoje, os colaboradores voluntários já plantaram mais de 10.000 árvores, que neutralizam a emissão de CO2 lançado na atmosfera pelos ônibus e outros veículos.


Crédito das imagens: Metra Transportes



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page