top of page

MARCOPOLO PARTICIPA DO SIEMENS DIGITAL INDUSTRY FORUM 2019


Fabricante apresentou dois cases que tornam mais ágil o processo de desenvolvimento de novos produtos


A Marcopolo participou do Siemens Digital Industry Forum 2019, realizado em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de agosto, maior evento de digitalização da América do Sul, criado para conectar a comunidade de usuários dos softwares PLM, CAE e de Manufatura. A Marcopolo apresentou dois cases, um desenvolvido pela área de Engenharia de Processos e outro pela Engenharia Experimental, sobre a simulação da planta fabril e outro sobre simulação, testes e validação que reduzem em até 80% o tempo necessário para a introdução de mudanças na linha de montagem e no processo de validação de novos produtos ou customizações dos atuais.


O mercado de carrocerias de ônibus demanda elevado grau de personalização do produto. Para atender rapidamente a essas customizações pedidas pelos clientes, o departamento de Engenharia de Simulações e Testes da Marcopolo desenvolveu metodologias que, além de tornar mais ágil todo o processo de validação de um novo componente, também é capaz de realizar tais validações em laboratório com bancadas de teste específicas para essa finalidade, reduzindo assim a dependência de veículos finalizados de clientes.


“Conseguir desenvolver novos produtos e validar rapidamente e, ao mesmo tempo, alterar e adaptar a linha de produção de ônibus às características e necessidades específicas de cada diferente pedido é um grande desafio. As duas apresentações realizadas pelas nossas equipes, uma relacionada ao desenvolvimento de produto e outra à simulação fabril, demonstram a nossa evolução nesses campos”, explica Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.


Um dos cases apresentados pela Marcopolo foi desenvolvido a partir da escuta dos clientes e demonstra como a empresa realiza rapidamente, por intermédio de simulação e testes de validação, o desenvolvimento de componentes dos ônibus. O material aborda os testes e ensaios feitos em espelhos retrovisores dos modelos rodoviários.


Segundo a Engenharia de Simulações e Testes da Marcopolo, todos esses trabalhos estão alinhados ao planejamento estratégico da empresa que tem foco na confiabilidade do produto e no nosso valor Satisfação dos Clientes. O objetivo não é apenas fabricar um ônibus e sim promover uma experiência positiva e completa para os clientes, passageiros e motoristas.


Os conceitos da Indústria 4.0 são amplamente norteados pela digitalização dos processos, fluxos e modelos de componentes, temas discutidos no Siemens Digital Industry Forum 2019. Dentro desta perspectiva, os palestrantes e convidados vão discutir como a digitalização, está sendo utilizada para reduzir custos, elevar a qualidade dos produtos e reduzir o ciclo de desenvolvimento de novos equipamentos.


Crédito da imagem: Marcos Toss Molon


Legenda da imagem: Equipe de engenheiros da Marcopolo na DISW Forum 2019



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page