top of page

MARCOPOLO CRESCE 17,8% NA RECEITA LÍQUIDA E AMPLIA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE RODOVIÁRIOS NO 2º TRIMESTRE DE 2025

  • redacao208
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

ree

Empresa atinge receita de R$ 2,3 bilhões e aumenta market share no segmento de ônibus rodoviários no Brasil


A Marcopolo encerrou o segundo trimestre de 2025 com receita líquida consolidada de R$ 2,3 bilhões, crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho reflete o avanço da participação de mercado no segmento de rodoviários no Brasil, que cresceu de 46,8% no 1T25 para 53,1% no 2T25, além do crescimento das exportações e das operações internacionais.


No acumulado do primeiro semestre deste ano, a receita líquida operacional da companhia foi de R$ 3,9 bilhões, 10,2% acima do mesmo período de 2024, como resultado do aumento das vendas no Brasil e no exterior. Ao todo, foram 7.200 unidades faturadas no 1S25, contra 6.831 unidades no 1S24.


A produção total da Marcopolo no 2T25 foi de 3.800 unidades. Do total, 3.077 unidades foram produzidas no Brasil e 723 no exterior, crescimento de 12,4% nas unidades fabricadas fora do país.


No período, foram registradas 3.904 unidades na receita líquida consolidada: 2.868 unidades foram faturadas no Brasil, 343 exportadas a partir do Brasil e 693 faturadas diretamente nas operações internacionais.


O lucro bruto da companhia foi de R$ 593,2 milhões, com margem bruta de 25,7%, enquanto o EBITDA consolidado somou R$ 398,3 milhões, com margem de 17,3%. O lucro líquido totalizou R$ 321,1 milhões, com margem de 13,9%.


“O mix de vendas no 2T25 foi mais robusto que no primeiro trimestre, com maior participação de rodoviários e expansão relevante das operações internacionais. Mantivemos margens consistentes mesmo com um cenário desafiador no mercado doméstico”, comenta Pablo Motta, CFO da Marcopolo


As exportações a partir do Brasil tiveram desempenho positivo, com destaque para rodoviários e Volares, totalizando 343 unidades. A Marcopolo também realizou no 2T25 a entrega de conjuntos de vagões ferroviários para o transporte de passageiros no Chile, marcando o início de sua atuação internacional nesse novo segmento.


Nas operações internacionais, a Marcopolo manteve atuação sólida e foco em produtos de maior valor agregado, com destaque para os ônibus urbanos na Austrália (Volgren) e os bons volumes de rodoviários na Argentina (Metalsur).


Perspectiva


“A Marcopolo projeta um segundo semestre com sinergias positivas associadas à sazonalidade em seus principais mercados. A tendência é de estabilização dos volumes em patamares levemente superiores ao do primeiro semestre, com concentração de vendas em produtos de maior valor agregado”, finaliza Motta.


Sobre a Marcopolo


Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.


Crédito da imagem: Divulgação Marcopolo

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 DC Multimídia       |      Secco Consultoria de Comunicação 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
bottom of page