VOLARE DESENVOLVE MICRO-ÔNIBUS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO


Modelo vai permitir o treinamento e a formação de novos motoristas PCDs


A Volare, unidade de negócio da Marcopolo e líder nacional no segmento de micro-ônibus, desenvolveu para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) um Volare New Attack 8 especialmente para o treinamento e habilitação de pessoas com deficiência para processo de habilitação da Categoria D. O veículo foi entregue no dia 26 de outubro, em cerimônia que marcou o lançamento da terceira fase do programa CNH Social, com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e do diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira.


“É com grande satisfação e orgulho que participamos dessa importante ação social inclusiva do estado do Espírito Santo. Está no DNA da Volare desenvolver veículos que atendam às necessidades e características de públicos específicos”, salienta Irlan Teixeira, diretor da concessionária Drosdsky. Segundo o executivo, a empresa foi a vencedora do Pregão Eletrônico para fornecimento da unidade, que deverá entrar em operação até o final deste ano.


De acordo com Irlan Teixeira, o novo Volare faz parte de um projeto-piloto do Detran do Espírito Santo para incentivar os Centros de Formação de Condutores do Estado a oferecerem veículos que permitam o treinamento e a habilitação de pessoas com deficiência. Com isso, permitirá a inclusão de motoristas PCDs no mercado de trabalho.


"Entregamos à sociedade capixaba hoje um ônibus adaptado para que a pessoa com deficiência possa fazer a sua formação como condutor na categoria D e possa utilizá-lo no local de prova. Somos o primeiro Detran do país a ter esse benefício para formação da pessoa com deficiência, dando à inclusão a importância que ela merece. Esperamos que a demanda aumente e estamos comprando também uma carreta adaptada pra oferecer esse serviço também para a categoria E", antecipou o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.


O Volare New Attack 8 foi totalmente adaptado para realização de processos de habilitação da categoria D de para pessoas com deficiência. Possui transmissão automática, poltrona do motorista estofada e revestida em tecido com amortecimento hidráulico e ajustável às necessidades do motorista com encosto de cabeça, acelerador à esquerda, manopla removível (de três hastes de empunhadura) e pomo giratório no volante de direção; acelerador e freio manual; comandos de painel ao volante; comandos de painel por controle remoto no volante (limpador ,luzes ,buzina, etc.); prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade; com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura e/ou profundidade.


Com comprimento de 7.385mm (distância entre-eixos de 3.750mm), larguras interna de 2.130mm e externa de 2.200mm, e altura interna 1.900mm, o modelo tem capacidade para 20 passageiros sentados em poltronas Executiva 875, mais auxiliar e motorista. É equipado com sistema de ar-condicionado Valeo 160WCT para mais conforto e comodidade, DTA (Dispositivo de Transferência Auxiliar) para total acessibilidade, itinerário eletrônico e porta-pacotes com iluminação. O Volare New Attack 8 será utilizado na capital do estado, Vitória, em unidade especializada no treinamento e formação de condutores.


Crédito imagens: Hélio Filho


Posts Em Destaque
Posts Recentes